Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

A pandemia fez muita gente engordar e no Brasil, os efeitos foram ainda piores. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o IBGE, entre 2003 e 2019, o número de pessoas obesas no país dobrou. Saiu de 12,2% para 26,8%, conforme o último estudo divulgado em outubro de 2020. Por isso também, muita gente passou a buscar mais por saúde e bem-estar.

Saúde e bem-estar também marcaram as pesquisas feitas no Google. Segundo o sistema de busca mais popular na internet, o Relatório do Ano 2021, mostra que na pergunta “Quanto Custa”, cilindro de oxigênio, implante dentário e teste de covid-19, lideram a lista. Da mesma forma, Como fazer Horta em Casa e até, Como Fazer Soro Caseiro aparecem entre os itens mais pesquisados pelos brasileiros.

Por isso, dizer que saúde e bem-estar são as maiores riquezas que uma pessoa pode ter nos dias atuais, não é exagero. E nessa busca pela saúde e bem-estar, praticar uma atividade física é o indicado por quase todos os profissionais. No entanto, ainda tem gente que não consegue incluir os exercícios na rotina.

Saúde e bem-estar: uma praça faz a diferença

No caso da servidora pública Elisangela Marques, por exemplo, a dificuldade era o sol. Isso porque, a luz solar afeta a sua pele. Além do mais, ela tem asma o que limita as suas opções. Contudo, ela encontrou na praça do seu bairro o espaço ideal para ter saúde e bem-estar. “É muito difícil quando você mora em uma cidade que não tem um local para a prática de esportes ou lazer. É ruim porque você se sente ocioso”.

Ela mora em Mucajaí, que fica na região Sul de Roraima, e viu a sua vida melhorar com a reforma da praça do seu bairro. “No final de 2014, eu estava com 100 quilos. E eu moro perto da Praça Chaguinha Bahia. Então quando ela foi revitalizada, eu decidi me exercitar. Da mesma forma, mudei a minha alimentação e hoje eu estou muito melhor”.

Elisângela sentada em um ginásio fala sobre saúde e bem-estar. Ela veste camisa azul
Elisângela mudou sua vida com a rotina de exercícios na praça

Nesse sentido, a Elisangela prova que os espaços públicos, como as praças e os parques, incentivam a saúde e bem-estar. E Boa Vista é o exemplo disso. De acordo com a revista Bula, em 2019, a capital de Roraima estava entre as cidades mais saudáveis do país.

Para fazer a lista, a pesquisa usou dados sobre doenças como a pressão alta e a diabetes, bem como, a rotina de exercícios da população. Assim, as praças, os parques, as ciclovias e até as avenidas bem planejadas servem como um estímulo à prática esportiva. Ou seja, são espaços que ajudam com a saúde e bem-estar das pessoas.

Espaços de lazer e convivência por todo o Estado

Em Mucajaí, a reforma da praça Chaguinha Bahia teve o apoio de Romero Jucá. Enquanto estava no Senado Federal, ele trouxe os recursos para a Prefeitura recuperar o local.

+ Senador das Praças: vida saudável é marca de Jucá

Do mesmo modo, Romero Jucá ajudou os outros municípios com a criação de mais espaços de lazer. E como resultado o Estado ganhou mais praças, parques e até novas Vilas Olímpicas.

“Eu fui atleta na juventude. Sendo assim, eu sei o quanto o esporte e as atividades físicas ajudam com a saúde e bem-estar. É falas como a da Elisângela, mostram que esse é um trabalho que melhora a vida das pessoas”.

Romero Jucá na academia ao ar livre. Espaço incentiva a saúde e bem-estar
As praças geram saúde e bem-estar

No últimos anos, Romero Jucá conseguiu os recursos para cerca de 60 convênios federais usados em obras nos municípios de Roraima. Em relação às praças e parques, recentemente, Caracaraí ganhou a Praça de Vista Alegre e Boa Vista, o Parque Linear do Bairro dos Estado, Chico do Carneiro.

“Esses espaços valorizam a região e criam ambientes para a convivência familiar. Além disso, também geram renda e claro, promovem saúde”.

Conheça alguns espaços construídos com os recursos de Romero Jucá:

Veja como a praça mudou a vida da Elisangela