Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

Rorainópolis

Rorainópolis cresceu muito. E segundo a Marilene Freitas, que sustenta sua família com a venda de salgados, as mudanças foram para melhor.  Ela conta que antes, era preciso ‘coragem’ para trabalhar porque o município não tinha um local bom para ela vender os lanches que faz. No entanto, isso mudou com a nova Feira Amazon Dalva, resultado do trabalho que Romero Jucá faz por Rorainópolis.

 

Marilena Freitas em frente ao seu box na feira Amazon Dala, resultado de uma Rorainópolis melhor

Agora, a Marilena tem em um espaço adequado para vender seus lanches

 

“Eu trabalhava em um ponto na frente da antiga feira de Rorainópolis. Porém, era muito ruim. As pessoas comiam no calor e não protegia da chuva. Do mesmo modo, tudo eu tinha que levar para casa porque não tinha onde guardar. Mas agora, tudo melhorou com a nova Feira. Hoje eu vendo meus salgados em um lugar que é bom e confortável. Tem até freezer pra guardar as coisas aqui mesmo. Então, ficou muito bom”, disse.

 

Da mesma forma que a Marilene, outras pessoas têm hoje um lugar bom para trabalhar na maior feira do interior de Roraima. Alem disso, muita gente reconhece que Rorainópolis está melhor na infraestrutura, na iluminação, na saúde, na educação, na agricultura e até em ações para a juventude. E todas essas conquistas são resultado do trabalho de Romero Jucá por Rorainópolis.

Rorainópolis com ruas mais bonitas

O Levi de Oliveira mora na rua G no Parque das Orquídeas e tem uma mercearia em frente de casa. A via hoje tem o asfalto, a drenagem e a calçada. Porém, antes não era bem assim.

 

Levi de Oliveira faz sinal de positivo em frente da rua

O asfalto valorizou o comércio do Levi

 

“Aqui era só barro e não tinha nada. Era uma estrada de chão com muitos buracos e lama. Agora está bem melhor porque asfaltaram e depois fizeram essa calçada. Portanto, ficou mais fácil para as pessoas chegarem aqui no meu comércio”, disse o comerciante.

Igualmente ao Parque das Orquídeas, outros bairros de Rorainópolis ganharam asfalto novo. O pacote de obras veio com os recursos que Romero Jucá garantiu para  município. E entre os bairros estendidos estão o Novo Horizonte, o Andaraí e o Gentil Carneiro. A Vila de Nova Colina, do mesmo modo, também ganhou asfalto e iluminação.

 

Imagem de rua asfaltada em Rorainópolis

Mais asfalto para os moradores de Rorainópolis

Rorainópolis mais iluminado

Em relação a iluminação, os recursos de Jucá atenderam aos moradores da sede, bem como as famílias que vivem nas vilas de Martins Pereira e de Nova Colina. A luz é de moderna e de LED, mais econômica e ecológica.

 

Imagem de Iluminação em Nova Colina

A iluminação traz segurança

Juntamente a isso, Romero Jucá também trouxe recursos para transformar toda a avenida Francisco Rufino. Assim, ela será a primeira de Rorainópolis e de todo o interior do Estado, a contar com ciclovias. A via cruza os bairros do Andaraí, do Parque das Orquídeas e do Novo Horizonte.

Rorainópolis: a juventude agradece

Rorainópolis é um dos municípios do Brasil que conta com uma Estação Juventude. Esse espaço, que foi criado com o apoio de Romero Jucá, já atendeu mais de 4 mil pessoas com cursos, atividades esportivas e artísticas. O papel da Estação é acima de tudo promover o desenvolvimento saudável dos jovens bem como, gerar novas oportunidades. O espaço funciona desde 2018, na Praça do Grêmio, que foi também revitalizada com os recursos que Romero Jucá conseguiu.

O jovem Kauan Alves, de 16 anos, participa há dois anos das atividades da Estação e já fez aulas de canto e violão. Segundo ele, a saudade dos encontros está grande.

 

Kauan Alves em pé na frente da Estação da Juventude. Ele está de camisa verde, máscara e Boné

Kauan diz que hoje é uma pessoa melhor

“Eu era um garoto tímido e com o dificuldades de atenção. Porém, com as aulas na Estação, agora eu consigo conversar melhor com as pessoas. Além disso, minha concentração melhorou e um me sinto uma pessoa melhor”, disse o jovem.

Rorainópolis tem mais obras

Com os recursos que Romero Jucá trouxe para Rorainópolis, a Prefeitura municipal recuperou muitas vicinais como a 12, a 14, a 17 e a 27. Da mesma forma, a Prefeitura comprou novos veículos, tal qual motos, uma Van e ambulância para a Saúde. Ao mesmo tempo, Rorainópolis recebeu carros para a gestão municipal, o caminhão de lixo, um micro-ônibus para a assistência social e caminhões para o apoio aos produtores.

 

Rorainópolis ganhou caminhões para a agricultura

Os caminhões servem aos produtores de Rorainópolis

 

Ainda na Saúde, os recursos de Romero Jucá ajudaram com a reforma da Unidade de Saúde da Vila Martins Pereira, da Vila do Equador bem como, com a construção da Unidade Básica na Vila do Jundiá. Portanto, o trabalho de Jucá contribuiu muito com o crescimento de Rorainópolis.

Conheça Rorainópolis

Primeiramente, a história de Rorainópolis começou em meados de 1970, quando o INCRA instalou na região Sul de Roraima, às margens da BR-174, um programa de assentamento agrícola com distribuição de terras. O objetivo, portanto, era ocupar a região e estimular a produção de alimentos.

 

Em 17 de outubro de 1995, a Vila do Incra virou município. No entanto, até hoje, a agropecuária é a principal fontes de renda dos seu moradores. Rorainópolis tem cerca de 30 mil habitantes e nos últimos anos, com a novos negócios, chegou ao posto de segundo maior centro econômico do Estado.

 

No município, o trabalho de Romero Jucá ajudou como obras de urbanização, de saúde, de educação bem como o apoio aos pequenos produtores. Entre 2005 e 2018, o ex-senador garantiu R$ 124.273.634,89 para a Prefeitura fazer essas ações. Portanto, a responsabilidade de entregar os projetos é da gestão municipal. Veja abaixo, a lista completa.

 

Trabalho por Rorainópolis