Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

Alto Alegre, Bonfim, Mucajaí, Normandia, São João da Baliza e São Luiz comemoram 39 anos de criação nesta quinta-feira, 1. Para os moradores desses lugares terem mais infraestrutura e qualidade de vida, o presidente regional do MDB, Romero Jucá, colaborou com o desenvolvimento dos municípios como senador de Roraima.

Jucá no microfone
Jucá percorre os municípios para saber das principais necessidades

“Eu quero, sobretudo nesta data especial, dar os meus parabéns às seis cidades pelos 39 anos. Essas localidades surgiram, em sua maioria, de assentamentos agrícolas que cresceram e ganharam forma de núcleos urbanos. Como senador, eu pude ajudar com o desenvolvimento dos municípios nas áreas de infraestrutura, da educação, do esporte e da saúde, entre outras. Não há um estado forte se todos os municípios não forem do mesmo modo, enfim, desenvolvidos”, disse o Jucá.

Desenvolvimento dos Municípios na voz da população

A Dalila Batista durante 16 anos precisou viajar cerca de 40 minutos para conseguir um atendimento médico. Moradora da Vila Recrear, em Alto Alegre, ela fazia o percurso até Boa Vista porque a capital é mais perto do que a sede no município em que mora. Hoje, no entanto, graças aos recursos que o Jucá conseguiu para o desenvolvimento dos municípios, a Prefeitura construiu uma Unidade de Saúde na região e a vida dela mudou.

Dalila em frente da UBS da Vila Recrear representa o desenvolvimento dos municípios
Posto de saúde na Vila Recrear é um dos avanços em Alto Alegre

“Antes de ter um posto aqui na Vila, os meus filhos tinham que me levar até Boa Vista. Isso era muito cansativo. Hoje, por outro lado, eu levo no máximo uns cinco minutos para chegar no posto. Além disso, eles cuidam bem de mim quando necessito de atendimento médico”, falou a Dalila.

Já o João Cândido viu no desenvolvimento de Bonfim uma chance para lucrar. Nesse sentido, ele montou um comércio na cidade para tirar o sustento da família. O investimento na fronteira, por conta do município ser o último antes da Guiana, foi possível graças à infraestrutura da avenida em que o empreendedor mora. Porém, nem sempre foi assim. O Autônomo fala que a empreitada já foi inviável um dia.

João Cândido ao lado da avenida dos Tuxauas em Bonfim representa o desenvolvimento dos municípios
O Cândido aproveitou a rua nova para abrir um comércio

“Essa avenida aqui em que está o meu comércio era só buraco. Dependendo da época, se chovia por exemplo, o carro entrava aqui e atolava. No entanto, depois que ela foi asfaltada, tudo melhorou. Essa via dá o acesso à fronteira e há outros comércios. Portanto, é a possibilidade de mais empregos com uma avenida boa ”, falou o Cândido.

Casa própria e asfalto

Um dos maiores sonhos de uma pessoa é ter uma casa própria. Mas, nem todos têm as condições financeiras para isso. A família do autônomo David Gomes é uma dessas privilegiadas com um cantinho para chamar de nosso. Morador do bairro Pioneiro em Mucajaí, ele foi beneficiado em um programa de casas populares. O lar é resultado da ação da Prefeitura e de Romero Jucá, que conseguiu os recursos e melhorou a vida de muita gente.

David Gomes na janela de casa com a avó
David Gomes e a família, assim, têm agora a casa própria

“A gente pagava aluguel antes de sermos contemplados com essa casa. Agora nós temos um aconchego, um lugar para chamar de nosso. Não há o perigo de alguém bater na nossa porta e cobrar o aluguel. Eu sou autônomo e não tenho renda fixa. Se não fosse essa moraria, seria difícil nós comprarmos uma casa”, falou o Gomes.

Enquanto a família do David está feliz com a casa própria, muitos moradores de Normandia estão contentes com o asfalto novo. A infraestrutura foi uma das áreas que Jucá trabalhou para o desenvolvimento do município. O Arão Amorim, por exemplo, pôde morar em uma rua asfaltada. A rotina dele e dos outros moradores mudou após a pavimentação de 14 ruas. Isso, após o trabalho em conjunto de Jucá e a Prefeitura.

Arão Amorim sentado e sorrindo é exemplo do trabalho de um senador em Normandia
O Amorim passou a ser só sorrisos com o asfalto novo

“Na época do inverno eu tinha dificuldade para chegar na minha casa até de carro. O veículo vivia sujo e atolado. O asfalto melhorou muito a vida da nossa comunidade, assim como o acesso das pessoas em casa. A melhoria nas ruas, do mesmo modo, também embelezou a nossa cidade”, disse o Amorim.

Mais iluminação

Os dois últimos aniversariantes do dia, São Luiz e Baliza, também receberam uma série de obras e ações com os recursos de Jucá. Uma delas, é na iluminação. Os moradores das duas cidades agradecem a série de investimentos e a luz.

O Marcelino Pereira tem uma sorveteria no Centro de São Luiz, em frente da praça central localizada na BR-210. Ele diz que a iluminação de Led ajudou o comércio dele e a todos os moradores da região a terem uma vida melhor.

Marcelino Pereira na Praça de São Luiz. Desenvolvimento dos municípios
Pereira diz que a iluminação só traz melhorias

“A iluminação trouxe mais clientes para a sorveteria e mais movimento para a praça depois de iluminada. Além do mais, a região ficou melhor para as pessoas fazerem as caminhadas à noite. Antes não dava para se exercitar, agora está melhor, principalmente nesses tempos de pandemia que é tão importante cuidar do corpo e da saúde. Agradeço ao Jucá por ter colocado recursos para essa obra tão importante para a cidade e eu espero ele aqui na sorveteria para ele ver como aqui tá legal”, disse.

Já em São João da Baliza, o Daniel da Silva diz que era ‘esquecido’ e morava com a família na escuridão na avenida Perimetral Norte. Hoje, no entanto, ele fala que os moradores foram lembrados, além da frente da casa em que mora ter virado o point da família à noite.

Daniel da Silva aponta pra cima em direção à nova iluminação no Baliza
Da Silva, assim, é só alegria com a Iluminação de LED

“Eu queria dizer que o Jucá faz muita falta. Se essa rua está sendo iluminada, portanto, é graças aos recursos dele que a Prefeitura faz o serviço. Antes dava medo de sair de casa à noite. Agora, porém, a gente [família] fica aqui na frente até mais tarde da noite. Minhas crianças adoram e ficam brincando na rua”, disse o da Silva.