Neste dia 15 de outubro, o Brasil comemora o Dia dos Professores. A data lembra a importância dos profissionais e a luta pela valorização dos professores.
E em Roraima, os professores tem o apoio de Romero Jucá. Como senador, ele trouxe os recursos para construir mais 40 escolas em Boa Vista. Assim, a Prefeitura atendeu a mais crianças e contratou mais profissionais.
Romero Jucá também trouxe os recursos para a educação do interior. Em 2018, a Prefeitura de Alto Alegre inaugurou a nova escola na comunidade Indígena do Raimundão. Além disso, o município tem recursos para mais uma creche.
E o mesmo acontece em Rorainópolis. O município ganhou a escola Gean Souza e tem uma nova Creche em obras. Assim também, Romero Jucá ajudou a construir a quadra coberta da escola Alcides Lima, em Pacaraima. E em 2019, a Prefeitura do município recebeu os recursos para construir a escola Raimundo Nonato.
“Eu acredito que a educação é a ferramenta para mudar a sociedade. Por isso, sempre trabalhei por essa área. Em Boa Vista fizemos a transformação que melhorou o ensino. E assim, a capital virou uma referência para o país. E no interior, a minha parceria com as prefeituras também trouxe melhorias para a educação”.
Valorização dos Professores com a RSC
Da mesma forma, Romero Jucá ajudou com a valorização dos professores. Foi ele que garantiu a gratificação pelo Reconhecimento de Saberes e Competências para os professores do Estado. Antes, eles não tinham isso.
A RSC é uma conquista que veio com o enquadramento. Assim, cerca de 800 professores que trabalhavam no Ex- Território de Roraima melhoraram os seus salários.
O professor Jorge Manoel, por exemplo, tem 36 anos de profissão. E ele foi um dos beneficiados com a lei da RSC. Conforme o Ministério da Economia, a RSC injetou R$ 2,7 milhões na economia local.
“Todos os professores do ensino básico, técnico e tecnológico que estão na ativa ou aposentados ganharam a RSC. E foi um valor bom que atendeu a pessoas que têm uma história de luta em nosso Estado. Então, eu agradeço muito ao Romero Jucá por isso”.
Com apoio de Romero Jucá, 1.500 professores receberam as progressões horizontais. Da mesma forma, ele ajudou com o pagamento das ações dos precatórios.
A primeira ação foi paga em 2011, para 1.495 professores. Depois, em 2014, veio a vitória da segunda ação que atende a cerca de 2 mil técnicos e professores.