Para falar de saúde em Roraima, é preciso acima de tudo que se discuta o acesso ao atendimento de ponta a ponta no Estado. Ou seja, é necessário que se tenha as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de norte ao sul. E, isso é possível quando se investe na construção, em reforma e na ampliação de UBS.
Nesse sentido, a Leudes Brandão é uma prova da importância do acesso à saúde em Roraima em todo o Estado. Ela mora na Vila do Trairão (Amajari), que é distante cerca de 220 km de Boa Vista. A vida dela seria, contudo, bem mais difícil se não houvesse uma UBS perto de casa. Ela já precisou, inclusive, dos serviços em um momento de desespero para a família.
“Uma vez a minha filha sofreu um acidente e graças a Deus nós fomos atendidos aqui no Posto de Saúde do Trairão. Eu sou grata por ter um posto disponível com as pessoas para nos atender. É uma satisfação ter esses atendimentos quando a gente precisa”.
+ O que Jucá fez pelo seu município
Para facilitar o acesso de Leudes e outras pessoas de Roraima à saúde, Romero Jucá, portanto, conseguiu os recursos para ampliar o atendimento. O presidente do MDB em Roraima, desse modo, liberou as verbas para a construção, a reforma e ampliação de cerca de 70 UBS. Isso, somente no interior.
Saúde em Roraima para todos os cantos
A Leudes reside no norte do Estado. Mais ao centro, no Cantá, a Lia Ferro é outra prova sobretudo da importância da saúde em Roraima em todo o território. Moradora da Vila Central, ela tem uma UBS bem na frente de casa. Romero Jucá, nesse sentido, foi quem conseguiu os recursos para reformar o local.
“É muito importante ter essa UBS na Vila Central. Ela não atende só aos moradores daqui. O posto recebe as pessoas das vilas vizinhas. No dia que tem vacinação, aparece muita gente no posto. Imagina como seria se não tivesse essa UBS aqui? A saúde, pra mim, está em primeiro lugar. E, eu acho legal os políticos que dão atenção a isso.
Divisa com o Amazonas, tem saúde sim
A Wanderleia Batista se diz uma privilegiada quando se fala em acesso à saúde em Roraima. Ela mora na Vila do Jundiá, em Rorainópolis. O local fica ao sul de Roraima e é perto da divisa com o Amazonas. Distante quase 400km da capital Boa Vista, Wanderleia prova desse modo que a saúde no interior pode ser boa quando há a atenção dos políticos e gestores públicos. Jucá é quem conseguiu os recursos para a construção da UBS do Jundiá.
“É muito bom saber que tem um posto de saúde perto de casa. Assim, não precisamos ir para o Amazonas ou Boa Vista. Eu me sinto em casa e acolhida no posto de saúde. Além disso, quando eu preciso e não tenho condições de ir no local, envio uma mensagem para eles, que vêm até a minha casa para me atender”, falou.
Saúde na Capital também é com Jucá
Jucá conseguiu os recursos nos últimos anos para a construção de oito novas UBS em Boa Vista. São elas: do Jóquei Clube, do Aeroporto, a do São Bento, do Jardim Caranã, do Tancredo Neves, no Alvorada e a do Cauamé. Além disso, a Prefeitura começou a obra da UBS no conjunto Pérolas do Rio Branco. Assim, são mais pessoas com o acesso a saúde em Roraima.
“A saúde é o básico para que as pessoas vivam bem. E eu sempre trabalhei para melhorar a vida das pessoas. Então, eu busquei os recursos para a construção de mais postos de saúde, para comprar as ambulâncias e os outros equipamentos. Isso, na capital e no interior”.
Boa Vista tem 34 UBS, ao passo que algumas abrem em horário especial. Nesse sentido, dois postos de saúde funcionam até a meia-noite. Além disso, o Hospital da Criança ganhou os serviços de uma UBS para agilizar o serviço.
Parceria com a Prefeitura
Na parceria de trabalho com a ex- prefeita Teresa Surita, por exemplo, todo o Hospital da Criança foi reformado e ganhou novos equipamentos. Desde 2004, Romero Jucá firmou mais de 25 convênios ou parcerias para construir, ampliar ou reformar os postos de saúde em Boa Vista. Em outras palavras, isso é mais de uma obra por ano só na saúde.
Do mesmo modo, Jucá trouxe as verbas para o serviço de média e alta complexidade e o Piso de Atenção Básica (PAB). São, portanto, os recursos que ajudam a comprar os equipamentos e a melhorar a rede de saúde em Roraima. Assim, foram cerca de 30 convênios na capital.
No ano de 2020, mesmo sem mandato, Jucá trouxe R$ 20 milhões extras para a Prefeitura. Dessa forma, o município comprou os testes rápidos e os remédios no período em que o Governo do Estado não repassou os itens. Além disso, ele também garantiu 16 convênios para novos equipamentos.
Veja, portanto, o que Romero Jucá fez pela saúde de Boa Vista
Postos de Saúde, assim, construídos do zero
- Jardim Caranã
- Jóquei Clube
- Alvorada (Ganhou sede própria)
- Aeroporto
- São Bento
- Tancredo Neves
- Cauamé, Dalmo Feitosa (Ganhou sede própria)
- Pérola
Reformados
- Senador Hélio Campos
- Sayonara Dantas – Senador H. Campos
- Raiar do Sol
- Cinturão Verde
- Jorge Gurjão – Conjunto Cidadão
- Silvio Leite
- Pricumã,
- Aygara Motta – Cidade Satélite
- Buritis
- Délio Tupinambá – Nova Cidade
- Olenka Macellaro – Caimbé
- Mariano de Andrade – Caranã
- Lupércio Lima – Pintolândia
Outras melhorias
- Investimentos no Centro de Especialidades Médicas
- Ampliação do Centro de Especialidades Odontológicas
- Reforma e Ampliação de todos os blocos do Hospital da Criança
- Construção da Unidade Ambulatorial de Tratamento e Prevenção de Câncer de Colo e Mama
- Reforma do Centro de Controle das Zoonoses
- Ambulâncias para o SAMU e para o transporte de pacientes.