As estradas e vicinais precárias dificultam a locomoção das pessoas e também o escoamento da produção. A situação das vicinais de São João da Baliza, assim como em todo o interior de Roraima, atrapalha o crescimento do Estado. A melhoria dessas estradas é um pedido antigo dos moradores, que precisam de boas rodovias para que possam ter a produção como uma fonte de renda.
Porém, só com um Governo e Senado alinhados e trabalhando juntos, é possível fazer isso. O Romero Jucá e a Teresa Surita têm esse compromisso com a região. Na última quinta-feira, dia 8, eles estiveram no município conversando e ouvindo as necessidades da população.
Os candidatos ao Senado Federal e ao Governo de Roraima participaram de uma grande reunião, onde receberam o apoio e o carinho dos moradores. Um dos maiores desejos de quem mora no local é que a região se desenvolva e crie empregos.
Neste sentido, a agricultura é uma das prioridades no plano de governo de Teresa Surita. As vicinais de todo o estado, assim como as estradas de Baliza, fazem parte dessa melhoria. Para isso, a parceria com o Romero Jucá é fundamental neste processo, uma vez que, enquanto senador, ele é o responsável por destinar recursos que mudam a vida das pessoas.
“Quando viemos aqui com o Vozes do Interior, os moradores apontaram as estradas como um problema na região. Eles também querem um Estado que gere empregos. Para isso, o plano de governo de Teresa fala em investir no agronegócio como um todo. Isso, atendendo do grande ao pequeno produtor, bem como as comunidades indígenas de Roraima e os assentamentos. Eu, enquanto senador, trarei os recursos para asfaltar as vicinais. Além disso, eu apoiarei as demais ações para que a agricultura dê a riqueza e o alimento”.
Recuperação de estradas e apoio à agricultura são prioridades para Teresa e Romero
O governo de Teresa não irá apenas melhorar as estradas de Baliza para desenvolver a agricultura. Um trabalho mais amplo em todo o Estado irá fortalecer o agronegócio. Isso, beneficiará também a agricultura familiar e as comunidades indígenas. Assim, o plano de governo cita as prioridades que devem ser resolvidas para que o campo gere o emprego e a renda.
Uma das prioridades é aproveitar a vocação do Estado e o solo propício a partir do Zoneamento Ecológico Econômico – ZEE. Este ainda não foi implantado. O plano de governo fala, ainda, em garantir a aplicação da legislação para ampliar a área agricultável das propriedades rurais. Sobretudo, de acordo com o ZEE.
O plano de governo também fala em definir os conceitos de inovação que devem ser aplicáveis na agricultura. Isso deve fortalecer a produção de alimentos para a população local. Contudo, sem esquecer da necessidade de exportação, especialmente das commodities agrícolas e produtos pecuários.
Ainda no sentido de criar mecanismos para fazer a agricultura gerar empregos e renda, o plano de governo fala em viabilizar, junto ao governo federal, os recursos necessários para a melhoria e obras de estrutura nas rodovias federais. O Estado irá cuidar das estradas estaduais e vicinais. Há, ainda, mais ações importantes para o desenvolvimento que estão detalhadas no plano.
MAIS! Plano de Governo aponta os caminhos para Roraima crescer
Recursos que mudam vidas
O presidente do MDB RR é o senador que mais trouxe os recursos para o Estado. A praça que promove os hábitos saudáveis é a mesma que realiza o sonho de quem quer abrir o próprio negócio. As UBSs em locais mais distantes garantem o acesso básico à saúde. Da mesma maneira, os locais para praticar os esportes elevam a qualidade de vida.
O apoio de Romero Jucá ajudou a ex- prefeita, Teresa Surita, a fazer de Boa Vista um dos melhores lugares para se viver no Brasil. Ele liberou as verbas para obras importantes na saúde, na educação, em infraestrutura, entre outras. A parceria fez a cidade se tornar a capital da primeira infância. A educação da capital melhorou na mesma proporção e hoje é a quinta melhor do Brasil. Antes do Agro ser o tema, eles já provaram que a agricultura familiar gera riqueza. Em Boa Vista ela alimenta, inclusive, as crianças na escola. É essa mesma transformação que Romero e Teresa querem levar para todo o Estado.