Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

O esporte em Roraima é muito fácil de ser praticado. Isso, porque o que não falta são os espaços que incentivem a prática de atividades saudáveis. Isso, vai desde as modalidades mais conhecidas no Brasil, bem como em uma das tradições no Estado, que é a vaquejada. A Alice Xavier, por exemplo, é o orgulho de São Luiz. O palco dela é o Parque de Exposições da cidade.

Alice cuidando do cavalo no Parque de Exposições. É uma prova do esporte em Roraima que é tradicional
Alice tem no Parque o lugar perfeito para cuidar do cavalo

“É muito bom quando eu participo das competições aqui em São Luiz. Eu olho o Parque de Exposições lotado e sinto as pessoas torcendo por mim. Quando tem festival aqui, toda a cidade participa. As famílias se envolvem. Do mesmo modo, vem pessoas de outros municípios do sul Estado. Além disso, tem também os competidores de outros estados. É um orgulho pra mim ter um espaço desse para praticar o esporte que eu amo. A vaquejada é uma tradição e o cartão-postal de São Luiz”.

Alice sorrindo dentro do parque de exposição fala sobre o esporte em Roraima que é tradição
Alice diz que é muito feliz com a cidade torcendo por ela

O Parque de Exposições foi construído, portanto, com os recursos de Romero Jucá. Além dele, o presidente do MDB em Roraima conseguiu a verba nos últimos anos para a construção, a ampliação ou a reforma de mais de 60 espaços para a prática de esportes no Estado.

Área externa de uma Academia da Saúde
Nas academias de saúde dá para fazer uns exercícios

Entre os espaços, há as praças, os estádios, as vilas olímpicas, as academias de saúde e outros parques de exposições. São as opções que vão desde as tradicionais modalidades praticadas com os cavalos, até os populares como o futebol, o futsal, o society, o atletismo, as artes marciais, entre tantas outras.

+ Veja o que Jucá fez pelo seu município

Esporte em Roraima no interior

Jucá sempre teve um carinho pelo esporte em Roraima. Ele conseguiu os recursos para a construção, a ampliação ou reforma de mais de 35 espaços. Um deles foi a Orla de Caracaraí. É nele, portanto, que a Suelen da Silva faz o que mais gosta, que é jogar futebol. No caso da Orla, ela brinca no campo society toda semana; Além disso, usa todo o espaço do complexo para manter a forma.

Vista Aérea Praça de Vista Alegre, em Caracaraí, com rio Branco no fundo. Esporte em Roraima tem em todos os lugares
Vista aérea da Praça de Vista Alegre

“Antes do campo da orla algumas vezes a gente improvisava um campo para jogar. A preparação física, do mesmo modo, eu fazia correndo pela cidade. Com o campo de grama sintética, agora eu tenho o horário marcado na semana e jogo futebol com as outras mulheres. O preparo físico eu também cuido na orla. Ou corro em toda a a extensão dela, ou às vezes corro no campo de areia. Eu moro aqui desde que nasci e é muito bom a gente ter um espaço assim”.

Suelen controlando a bola na orla de Caracaraí
Suelen consegue bater uma bola até no tempo de chuva com a quadra coberta

Em Caracaraí, além da Orla, Jucá do mesmo modo conseguiu a verba para a construção dos estádios da Cidade Porto, de quadras em escolas e da Praça de Vista Alegre. Esta última, inclusive, foi inaugurada em 2021, quando ele não tinha mais mandato. Ou seja, mesmo sem estar como senador, ele segue no apoio ao esporte em Roraima.

Boa Vista tem opções para todos os gostos

A capital é a cara do esporte em Roraima. Para onde se olha, há uma praça. Assim, Boa Vista é a referência em qualidade de vida. O Ministério da Saúde divulgou em 2015 uma pesquisa em que aponta a cidade como a terceira melhor do Brasil com o menor índice de colesterol alto. Portanto, ela ficou atrás só de Cuiabá (MT) e de São Luís (MA). Além disso, Boa Vista ficou em sexto lugar como a cidade com a maior frequência de atividades físicas por parte da população. De lá pra cá, mais espaços de lazer foram construídos.

Prática de esportes na Praça Capitão Clóvis
Em Boa Vista o esporte é para todos

A pesquisa ‘Vigilância de fatores de risco e proteção de doenças crônicas por inquérito telefônico’ levou em conta as doenças crônicas e degenerativas. Entre elas, a hipertensão e o diabetes, as doenças cardiovasculares e o câncer. Os exercícios têm a ligação direta no combate a esses problemas de saúde. O Jucá conhece os benefícios do esporte em Roraima e por isso sempre atuou para facilitar o acesso.

Romero Jucá na academia ao ar livre
Jucá sabe o valor do esporte

“Eu sempre gostei de praticar esportes. Isso, desde a juventude. Eu conheço os benefícios dele, como: a disciplina, a vontade de superação e envolver os jovens em práticas saudáveis. Sendo assim, eu fico feliz em facilitar o acesso ao esporte para a população de Roraima. É para isso, portanto, que eu busquei os recursos para a construção de espaços na capital e no interior”.

Vila Olímpica oferece natação, karatê, vôlei, atletismo e ginástica para todas as idades
Vila é o lugar que forma os campeões

Além das praças, Jucá conseguiu os recursos para a construção da Vila Olímpica Roberto Marinho. Do mesmo modo, ele liberou a verba para as reformas e ampliação da Vila. O ginásio Romerão, o Parque das Piscinas e as novos campos de futebol society são alguns dos destaques da Vila.