O asfalto em vicinais é um dos mais importantes investimentos para melhorar a vida de quem mora ou precisa se locomover no interior de Roraima. Estradas asfaltadas levam mais conforto aos colonos, ajudam a escoar a produção da agricultura familiar, bem como incentivam o turismo nas belezas naturais do Estado. Afinal, fica mais fácil para ir e vir. E, nesse sentido, mais de 10 estradas serão contempladas com a pavimentação. Assim, três municípios serão beneficiados com as obras: Mucajaí, o Cantá e Boa Vista. Serão mais de 80km de asfalto em vicinais.
O asfalto vai melhorar a vida das pessoas. E isso é, portanto, o que sempre defendeu Romero Jucá. O candidato ao Senado nas eleições de 2022 sempre pregou que a política deve ser usada para beneficiar a população. Desse modo, o presidente regional do MDB foi quem conseguiu aprovar e liberar os recursos para o asfalto em vicinais dos três municípios.
“Eu sempre falo que as pessoas que moram no interior e na zona rural precisam de condições para ter uma vida melhor. Não adianta só raspar as vicinais. Asfaltar elas é a solução. Outra coisa que sempre defendo é que é preciso dar condições à agricultura familiar. E isso, sem dúvidas, passa por ter estradas boas. Afinal, é por elas que os diversos produtores escoam a produção. Eu me sinto feliz em poder contribuir com o asfaltamento de vicinais. É um trabalho que vai dar mais conforto, além da geração de emprego e de renda”.
Asfalto em vicinais melhora a vida no Interior
Um dos municípios que terão vicinais asfaltadas é o de Mucajaí. O trabalho já iniciou na região de Tamandaré. No total, a pavimentação vai ser aplicada em 15km, com os recursos que o Romero Jucá conseguiu. A prefeita de Mucajaí, Nega, diz que a estrada asfaltada irá beneficiar os colonos e a agricultura familiar, bem como melhorar o percurso diário dos moradores entre Mucajaí e a Vila de Tamandaré.
“A parceria com o Romero Jucá sempre foi importante para os municípios do interior. Essa pavimentação da estrada do Tamandaré é uma ação que trará muitos benefícios para a localidade. Ali, há um polo muito produtivo e forte para Mucajaí e Roraima. A pavimentação vai facilitar o escoamento da produção e melhorar a qualidade de vida dos agricultores da região.”
Turismo de Boa Vista também ganha
Um dos pontos turísticos mais visitados em Roraima é o Lago do Robertinho, que fica na zona rural de Boa Vista. Outro atrativo, do mesmo modo, muito procurado é o Aquamak. Os recursos que o Romero Jucá conseguiu para o asfalto em vicinais também vai chegar nas estradas que ligam aos dois locais.
Além do asfalto em vicinais, que aumentará o potencial turístico em Boa Vista, Romero Jucá conseguiu os recursos que irão pavimentar outras nove vicinais da zona rural da capital. Entre elas está a BVA 349, da região do Bom Intento, que abriga um forte polo produtivo da agricultura familiar da capital. O prefeito Arthur Henrique falou que a pavimentação vai impulsionar o turismo e a agricultura, bem como aumentar a geração de emprego e renda.
“A gestão da ex- prefeita Teresa implantou o Programa Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA). Desse modo, o trabalho dá aos agricultores a assistência técnica, os insumos, bem como os equipamentos que ajudam na produção. Portanto, é uma ação que preparou para o que iremos fazer agora, que é o asfalto em vicinais. Além disso, o asfalto nas estradas para o Lago do Robertinho e Aquamak irá impulsionar mais o turismo. Todos esses investimentos irão melhorar a economia. O Romero Jucá é um grande parceiro nessa melhoria das estradas. Ele sempre apoiou os investimentos e ações da Prefeitura”.
Além das vicinais do Robertinho, Aquamak e Bom Intento, serão asfaltadas mais seis em Boa Vista. São elas, portanto: BVA-144 (Polo), a 06 do Truaru, 02 e 03 do Murupu, e a 2A, também do Murupu, e ainda o trecho da BVA 347, no Bom Intento. No total, mais de 60km serão asfaltados em Boa Vista.
Turismo de aventura em Roraima vai melhorar
A Serra Grande é um dos pontos mais cobiçados pela turma do turismo de aventura. O local fica no município do Cantá. No entanto, pessoas de todo o Estado e também de fora sobem a Serra para ter um dos visuais mais bonitos de Roraima. Além disso, a subida é repleta de cachoeiras. Para se chegar lá, contudo, é preciso percorrer uma estrada de piçarra. Porém, parte desse percurso ficará mais fácil aos aventureiros. Romero Jucá também conseguiu e liberou os recursos para asfaltar mais de 5km da vicinal Rio Branco.
Alberto Marinho, que tem uma empresa de turismo de aventura em Boa Vista, fala que cerca de 25 pessoas procuram a sua agência para comprar pacotes para a subida da Serra Grande. Ele acredita que o asfalto vai impulsionar ainda mais o turismo. Além disso, vai beneficiar todas as empresas que trabalham com esse ramo.
“A maioria das cachoeiras de Roraima é sazonal no período de chuvas, nessa época, elas ficam perfeitas para a visitação. Mas, o que impacta é o acesso, porque as estradas são de terra e os transportes não conseguem chegar. Acredito, assim, que melhorando a estrada, dobraríamos o quantitativo de atendimentos. Hoje, em média, 25 turistas por mês querem conhecer a Serra Grande”.