Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

Mercado em Boa Vista, assim como em outras capitais, é o local onde todo dia várias vidas se cruzam. Além das pessoas que usam o espaço para comprar, bem como se alimentar ou outro serviço, há os que vivem dele. Desde os que preparam o café da manhã ou almoço, aos que vendem variados produtos, sempre tem alguém que a história de vida anda lado a lado com a da feira. E quando falamos sobre Mercado em Boa Vista, o do São Francisco é, portanto, o mais emblemático. Isso, porque ele existe há mais de 40 anos e já teve algumas caras.

Entrada principal do Mercado em Boa Vista
Mais de 40 pessoas tem box no Mercado São Francisco

Nesse sentido, a nova cara do Mercado Municipal São Francisco foi dada em 2018. Neste ano, o Mercado em Boa Vista passou, assim, por uma modernização e foi entregue novinho aos comerciantes. Uma dessas mais de 40 pessoas que recebeu o novo espaço foi a Leide Nina, que tem um restaurante. Ela, que desse modo acompanhou boa parte da história do local em que a população da capital de Roraima faz a feira há mais tempo.

Mercado é Vida

A Nina, como assim prefere ser chamada, diz que não teria vida ou a mesma ficaria sem sentido sem o mercado em Boa Vista. Pode parecer exagero? Não nas palavras dela. Para entender, portanto, o motivo dela falar isso com tanta segurança, basta conhecer um pouco da história da feirante. É algo, portanto, que já vem desde a vó dela, que montou uma barraca de feira há cerca de 40 anos.

Leide Nina tem a vida ligada ao mercado em Boa Vista. Ela vive desde criança no Mercado Municipal São Francisco
Nina sempre viveu do Mercado de São Francisco

“Na década de 1980 eu vim do Maranhão com a minha família morar em Boa Vista. Nessa época, minha vó já tinha uma barraca na antiga feira do São Francisco. Eu fui, assim, criada na feira e corria só de calcinha aqui (risos) quando eu era criança. Depois, a minha mãe começou a cuidar da barraca. Eu acompanhei as três reformas da feira. Eu costumo falar para o meu esposo que o Mercado é a minha casa. A minha vida não seria a mesmo sem ele. Eu trabalho é com amor e não posso abandonar os meus clientes”.

Mercado em Boa Vista já foi local de dificuldades

A Nina diz que a família já passou por muitas dificuldades na antiga feira. Mas, são coisas do passado e que só fortalecem ela no dia a dia mais confortável que vive hoje. O restaurante da Nina, desse modo, segue alimentando muitas pessoas e sendo o sustento dela e da família.

Imagem de pessoas comendo na praça de alimentação
Mercado tem praça de alimentação com ambiente higiênico

“Eu vi várias vezes a minha mãe chegar para trabalhar e a barraca dela (Em uma das primeiras estruturas da feira) estar no chão. Ela ia lá, montava novamente e voltava a vender os alimentos. Há quase 20 anos eu estou tomando conta do restaurante e hoje está bom para trabalhar com o novo mercado. Ele estava precisando receber essa última reforma. A estrutura era muito antiga, com menos higiene. Hoje a estrutura é bonita, o local bem zelado e a equipe de limpeza sempre está por aqui. Desse modo, do Mercado eu tiro o sustento da minha família”.

Dinheiro para o novo mercado

Romero Jucá foi quem trouxe os recursos para a Prefeitura de Boa Vista modernizar o Mercado Municipal São Francisco. Em parceria com a ex- prefeita Teresa Surita, que hoje é candidata ao Governo de Roraima, ele conseguiu a verba para a construção ou reforma de pontos de comercialização na capital que hoje beneficiam cerca de 1.800 famílias.

Romero Jucá e Teresa Surita visitam a obra do Mercado São Francisco
Modernização do Mercado é mais um fruto da parceria de trabalho entre Romero Jucá e Teresa Surita

“Criar os espaços de comercialização gera emprego e renda para a população. Eu sempre atuei nesse sentido no Senado Federal, para trazer os recursos para as prefeituras construírem ou modernizarem locais como o Mercado São Francisco. As pessoas querem trabalhar e só precisam de condições para isso. Eu me sinto feliz em ver histórias como a da Nina. Ela está podendo viver do que mais ama fazer, que é cuidar do restaurante dela”.

MAIS! Abrir o próprio negócio trouxe Ana Amélia de volta à vida

Além do Mercado em Boa Vista, o candidato ao Senado Federal trabalhou em parceria com a Teresa na construção ou reforma de 30 praças que têm os espaços de comercialização. Há também outros locais em que o presidente regional do MDB trouxe os recursos para a Prefeitura fazer a obra, entre eles: O Centro Comercial Wakiri, a Orla Taumanan, o Comercial Caxambu, a Praça de Alimentação da Ene Garcez, o Complexo Ayrton Senna e o Teatro Municipal.

Interior

Romero Jucá também conseguiu os recursos para que prefeituras do interior construíssem locais para a geração de emprego e renda. Em Rorainópolis, por exemplo, a Feira Amazon Dalva tem cerca de 160 espaços de comercialização. Do mesmo modo, a Orla de Caracaraí é o cartão-postal da cidade e possui vários quiosques. Além dela, ele viabilizou a verba para a construção da Praça Turística do Tepequém e a Rodoviária de Amajari. Além do mais, Romero Jucá foi parceiro na obra do Parque de Exposições de São Luiz e da Praça Central de Alto Alegre.