A Guarda Civil Municipal está aí para aumentar o sentimento de segurança em Boa Vista. Nesse sentido, os cerca de 350 homens e mulheres trabalham todos os dias pela população. E, nesta sexta-feira a instituição comemora mais um ano de fundação. Sendo assim, o podcast dessa semana é uma homenagem a esses guerreiros e guerreiras.
No entanto, a melhor forma de saber um pouco como é a rotina dos guardas, bem como as conquistas ao longo dos anos, é ouvir deles mesmo. Afinal de contas, são eles que vão para as ruas para dar mais segurança em Boa Vista. Assim, Romero Jucá bateu um papo com dois representantes da instituição.
Como senador, Romero Jucá sempre trabalhou em parceria com a ex- prefeita Teresa Surita para equipar e dar mais condições de trabalho aos guardas. A ação em conjunto segue com o prefeito Arthur Henrique. O sucesso é tão grande da Guarda, que desse modo a instituição virou referência e está sendo ampliada para outros municípios.
No podcast dessa semana, Romero Jucá conversou com o Tiago Ribeiro, da Guarda em Boa Vista, bem como o Edinelson Cardoso, de Caracaraí. Os dois falam na prática do bom trabalho da instituição e da referência que ela virou.
Além da segurança em Boa Vista
A Guarda Municipal de Boa Vista é uma das mais bem equipadas e treinadas do país. Ela é uma das poucas do Brasil que usa as armas de fogo. Um convênio com a Polícia Federal garantiu isso.
A Guarda recebeu os investimentos em equipamentos, em capacitação e na estrutura. Dentre os avanços, está o novo prédio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, além da nova sede do GTAM (Grupo Tático Municipal) e do Canil.
Em 2013, a Guarda tinha só cinco veículos. Hoje, no entanto, tem 50 viaturas novas e mais 28 motocicletas. Em 2019, ganhou mais uma viatura para uso do canil e 205 sparkles – arma de condução elétrica, além de munição química.
Os recursos garantidos por Romero Jucá ajudaram na aquisição de novos carros, das motocicletas, de motos aquáticas, das lanchas, dos coletes, dos rádios, dos equipamentos de trabalho, de equipamentos de segurança, além de armamentos, entre outros.
Romero Jucá atuou para que a Guarda saísse apenas do trabalho de cuidar do patrimônio público para atuar de forma extensiva nas ruas. É uma atuação que ajuda as outras polícias. O sucesso da Guarda ao longo dos anos fez que ela fosse implantada nas cidades de Mucajaí e de Caracaraí. O ex- senador ajudou nisso e na aquisição de viaturas e dos equipamentos.
Segurança em Boa Vista