O MDB Por Aí visitou neste feriadão os municípios de Caracaraí, Mucajaí e Iracema para ouvir dos moradores as principais necessidades de cada região. A ideia é, principalmente, montar um plano de desenvolvimento para as cidades terem uma direção a seguir.
O presidente do MDB em Roraima, Romero Jucá, e a ex- prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, visitaram as lideranças dos municípios, o comércio, bem como algumas vilas. Os dois ouviram atentamente, principalmente, as principais necessidades das pessoas.
José Rodrigues, que já foi vereador em Caracaraí, ficou atento a cada detalhe da conversa com Jucá e Teresa. Ele diz, desse modo, que o momento foi importante para pensar em alternativas de desenvolvimento.
“A Teresa fez um grande trabalho em Boa Vista na educação, na saúde e em diversas áreas. E o Jucá foi o grande parceiro, com os recursos para isso acontecer. Esse trabalho, portanto, fez a capital ser uma referência. Sendo assim, a experiência dela e o modo de fazer pode nos ajudar a criar formas para desenvolver mais o nosso Município”, falou.
MDB Por Aí com visão de Estado
Jucá, que conseguiu os recursos para a gestão de Teresa transformar a cidade de Boa Vista com obras e ações, fala que o modelo de trabalho da ex- prefeita pode ser executado nos demais municípios, tendo em vista que deu certo na capital.
“A Teresa deixou a Prefeitura com mais de 80% de aprovação da sociedade. E, nesse sentido, eu ajudei ela com os recursos, assim como faço com os outros municípios. O trabalho dela na capital, portanto, é uma referência para as outras cidades. Desse modo, nessas reuniões nós mostramos, principalmente, que os outros municípios podem também ter um plano de desenvolvimento”, disse o Jucá.
Durante o bate-papo nos municípios, a Teresa reforçou a importância do trabalho em parceria para desenvolver as cidades. Ela foi prefeita de Boa Vista em cinco mandatos.
“Nós estamos andando nos municípios para a partir das necessidades de cada um, montarmos um plano de desenvolvimento específico para determinados setores, como: na pesca, o servidor público, na saúde, entre outros. Isso, depende da característica de cada lugar. Porém, é necessário a parceria com o Parlamento, o Município e o Estado”, disse a ex- prefeita.
Vilas
O Sinésio Silva participou da reunião na Vila da Penha, em Mucajaí, e fala que a experiência de Jucá é importante para ajudar o local a se desenvolver. Ele mora no local desde o ano de 1985. O MDB Por Aí também visitou no mesmo município a Vila Pirilândia
“O Jucá tem muita experiência e nesse sentido é a pessoa certa para nos ajudar. Eu fui um dos beneficiados pela Lei do Enquadramento, que ele lutou para criar. Além disso, ele e a Teresa já mostraram que sabem trabalhar. Eles podem nos ajudar muito com um plano de desenvolvimento para a agricultura familiar. Não adianta ter os equipamentos agrícolas, se não houver um apoio mais amplo para o homem do campo. E, eu sei que eles têm alternativas para desenvolver o setor”, disse o Silva.
O melhor para os filhos
A Rosaly Menezes se mudou de Boa Vista para a vila de Campos Novos, em Iracema, há dois anos. Ela, que é proprietária de um açougue, fala que quer para o filho a mesma qualidade de vida que teve na capital de Roraima.
“Eu vi o trabalho que a Teresa fez com a parceria do Jucá em Boa Vista e sei que a experiência deles pode contribuir para a nossa Vila e o Estado. O meu filho sempre pede para a gente voltar para a capital, porque sente falta de uma praça para brincar. Aqui em Campos Novos nós não temos isso. No entanto, eles mostraram que isso é possível”, falou a Rosaly.
O time do MDB Roraima vai seguir com o programa MDB por Aí. Desta forma, a meta é atender a todos os municípios para ouvir a população e colaborar com o desenvolvimento de Roraima. Antes de Caracaraí, de Mucajaí e Iracema, a ação foi realizada do mesmo modo em Rorainópolis.