No dia 9 de julho, vamos comemorar 134 anos de Boa Vista. E o prefeito Arthur Henrique, com a sua equipe, organizou uma programação especial, que condiz com tudo que a população de Boa Vista merece.
Além da tradicional Corrida Internacional 9 de Julho, com as modalidades principal, a corridinha Baby, a Kids e a Pet, a novidade deste ano que é a corrida de ciclismo. E logo depois das atividades esportivas, para comemorar os 134 anos de Boa Vista, vamos ter os shows do Padre Fábio de Melo e de Toni Garrido.
Porém, mais que a festa dos 134 anos de Boa Vista, vamos celebrar juntos o desenvolvimento da nossa capital. Ao longo dos anos, Boa Vista cresceu e conseguiu manter a sua estrutura de serviços com qualidade. Isso é importante porque influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas.
134 anos de Boa Vista: o trabalho do MDB RR
Mas, para chegar no que Boa Vista é hoje, nós do MDB RR trabalhamos muito. E quando digo nós, estou me referindo, especialmente, à parceria história que tive com a Teresa e mantenho com o Arthur.
Porque foi graças a esse trabalho, iniciado ainda na primeira gestão de Teresa como prefeita de Boa Vista, que começamos a construir a cidade que temos hoje. A primeira grande transformação e mostra do nosso compromisso com o futuro foi, com certeza, a construção do Complexo Ayrton Senna.
O que era uma enorme vala na entrada da cidade deu lugar a um parque com opções de lazer para as famílias. Ao longo dos anos, seguimos trabalhando para melhorar essa infraestrutura, construindo novos espaços como a Fonte Interativa e melhorando os que já existiam, com ações como a reforma dos quiosques.
E mais recentemente, já com o Arthur na prefeitura, entregamos o novo estacionamento e o calçadão da Praça do Picote, a nossa Praça de Alimentação da Ene Garcez.
Aliás, a nossa parceria de trabalho fez a transformação em toda a extensão da avenida Ene Garcez. Com os recursos que ajudei a liberar em Brasília, construímos o Velia Coutinho, a Praça Fábio Paracat, revitalizamos a Praça das Águas e a Praça de Alimentação.
Obras que mudam vidas em Boa Vista
Boa Vista enfrentou um período de crescimento desordenado, com famílias ocupando áreas que não eram próprias para a moradia, como no bairro Nova Cidade.
Assim, em todo o inverno, as famílias sofriam com os alagamentos. Para mudar isso, o nosso Time investiu em muitas obras de drenagem por toda a capital. Até o fim do último ano da Teresa na gestão, chegamos a marca de 155 km de drenagem e mais de 550 ruas com asfalto.
E o mais importante é que 90% dessas obras atenderam aos bairros mais afastados do Centro. Foi assim que conseguimos melhorar a infraestrutura de locais como o Santa Luzia, o Pintolândia, o próprio Nova Cidade, o Cidade Satélite, o Aeroporto, entre outros.
As áreas de lazer também chegaram em todos os cantos a nossa cidade. Nós fizemos questão de construir praças em cada canto de Boa Vista para incentivar a convivência familiar e a prática esportiva.
Foi assim, que nasceram espaços importantes para a nossa capital, como a Vila Olímpica, o Parque Germano Augusto e o Palco de Eventos Aderval Rocha, por exemplo, que ficam na Zona Oeste.
Ações que constroem o futuro de Boa Vista
Boa Vista é destaque nacional como a Capital da Primeira Infância. Um título que veio como reconhecimento ao trabalho inovador, que integra diferentes serviços, garantindo o cuidado integral às crianças desde a gestação até os seis anos.
Essas ações fazem parte da política pública Família que Acolhe, que nasceu na gestão da Teresa e foi ampliada com o trabalho do Arthur. Desde a sua criação, o Família que Acolhe já acompanhou mais de 33 mil gestações.
As famílias atendidas no FQA participam de encontros da Universidade do Bebê, onde recebem orientações sobre o desenvolvimento da criança em cada etapa da vida. São 31 encontros que começam na gestação e seguem até o bebê completar dois anos de vida.
Nesse ínterim, o FQA garante a entrega do enxoval e do leite para as crianças a partir de um ano. E até completar 4 anos, elas têm a vaga garantida na creche e nas Casas Mãe.
Aliás, a qualidade da educação municipal de Boa Vista é outro tema que merece destaque. A nossa capital tem a 5ª melhor qualidade de ensino do país, conforme o índice do Ideb.
São escolas bem estruturadas, com profissionais qualificados, merenda de qualidade e materiais didáticos inovadores. Os alunos de Boa Vista têm aulas de robótica e aprendem com o que há de melhor. Portanto, é um trabalho que estimula a criatividade, desenvolve talentos e prepara as nossas crianças para o futuro.
Parque do Rio Branco: símbolo da transformação de Boa Vista
Nesse conjunto de grandes obras, tenho que falar do desafio que foi a construção do Parque do Rio Branco. Esse grande complexo é, para mim, o grande símbolo do nosso esforço e trabalho pela transformação de Boa Vista.
Porque mais que mudar a infraestrutura do Centro da cidade, o Parque do Rio Branco mudou vidas. Nesse espaço, viviam mais de 350 famílias que sofriam todos os anos com a cheia do Rio Branco.
A Teresa organizou as finanças do município e com recursos próprios, a Prefeitura indenizou essas famílias, que hoje vivem em áreas livres do risco de inundação. A partir daí, iniciamos a busca pelos recursos em Brasília. E conseguimos garantir todo o investimento necessário para essa grande obra.
Hoje, quem visita o Parque do Rio Branco encontra um espaço de lazer, convivência, prática esportiva e de contato com a beleza do nosso Rio Branco. Ou seja, bem diferente do que era esse espaço antes.
Por isso, eu considero o Parque do Rio Branco um grande exemplo do resultado da boa política. A política, portanto, que melhora a vida das pessoas. É isso que Boa Vista merece para o seu futuro.