Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

Em Roraima, a maior parte dos municípios é de pequeno porte. Ou seja, conforme o IBGE, são cidades com menos de 15 mil habitantes. E além de desafios na área da infraestrutura e dos serviços públicos, eles também têm dificuldade na obtenção de recursos. Por isso, o Time MDB RR é municipalista. 

Isso significa que o Time MDB RR tem como uma das suas bandeiras principais, o apoio aos municípios. E, a forma mais eficaz de fazer isso é destinando os recursos para obras e ações. 

 

Romero Jucá trouxe recursos para obras em todos os municípios do Estado

Romero Jucá ajudou com o asfalto em Bonfim

 

Conforme dados econômicos do Tesouro Nacional, os municípios de Roraima recebem muito mais dinheiro da União do que arrecada com as suas receitas próprias. Rorainópolis, por exemplo, recebeu em 2021, mais de R$ 43 milhões. 

Esse valor corresponde às chamadas transferências constitucionais da União. Ou seja, os recursos do FPM, do Fundeb e dos Royalties por exemplo, formam esse valor. Por outro lado, no mesmo ano, o município teve só R$ 6 milhões em recursos próprios. Neste caso, a soma inclui a arrecadação do IPTU e outras taxas.

 

Romero Jucá em frente de obra de iluminação no Baliza. Exemplo de iluminação em Roraima

Baliza ganhou obra de iluminação pública

 

De acordo com o presidente do partido e pré- candidato ao Senado, Romero Jucá, é por isso que o Time MDB RR é municipalista. “Nós entendemos que os nossos municípios, em sua maioria, dependem dos recursos estaduais e federais para fazer as obras e ações que a população precisa. Portanto, uma das nossas prioridades é ajudar as prefeituras com esses recursos“. 

O Time MDB RR é municipalista: Romero Jucá é quem mais ajudou todo o Estado

A transformação de Boa Vista foi resultado de uma parceria de trabalho entre Romero Jucá e Teresa Surita.  No Senado Federal, ele buscou os recursos que ajudaram em várias obras na capital, desde a ampliação de todos os oito blocos do Hospital da Criança até a construção do Parque do Rio Branco, por exemplo. 

 

A parceria de trabalho entre Romero e Teresa transformou Boa Vista

O Parque do Rio Branco veio dessa parceria

 

E para a pré- candidata ao governo do Estado, Teresa Surita, ter o apoio de Romero Jucá no Senado é fundamental para levar essas ações para todo o Estado.  “Foi graças à capacidade do Romero Jucá de trazer os recursos, que nós fizemos muitas obras na capital. E é por isso, que não há um lugar em Roraima que a gente vá e que não tenha uma obra que ele ajudou a fazer”. 

Mesmo fora do Senado há quatro anos, ele segue liberando os recursos para os municípios do Estado. Assim, ainda há obras que acontecem com o seu apoio. Em Mucajaí, por exemplo, ele está ajudando a asfaltar a estrada do Tamandaré. A obra começou este mês. 

Vicinal do Tamandaré vai ter asfalto

Estrada do Tamandaré vai ter o asfalto

O Municipalismo e o cuidado com as pessoas

Quem também atua de forma municipalista é o pré- candidato Zélio Mota. Ele tem a sua origem no município do Uiramutã. Mas, foi vereador em Boa Vista e se tornou o líder da gestão de Teresa na Casa. 

 

Romero Jucá e Zélio Mota explicam porque o Time MDB RR é municipalista

Romero Jucá e Zélio Mota são municipalistas

 

“Apoiar os municípios é cuidar das pessoas. E essa é uma marca do trabalho que nós fizemos em Boa Vista e que, agora precisa chegar a todos os municípios do Estado”. 

Este, portanto, é o tema do Minuto Roraima desta semana. Nele, Romero Jucá e Zélio Mota falam sobre a necessidade de apoiar os municípios e como isso melhora a vida das pessoas. Ouça aqui

O Time MDB RR é municipalista
Avenidas de Boa Vista são recuperadas