Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

O apoio à agricultura familiar é importante para incentivar a geração de emprego e de renda. Neste sentido, o homem do campo, no seu dia a dia, precisa de equipamentos que ajudem no preparo, no plantio e na colheita dos produtos. Ter essa rotina em Roraima era o sonho de Francisco das Chagas. O cearense conheceu Mucajaí em 2012, quando decidiu que no município vizinho de Boa Vista poderia viver como um agricultor. Hoje, ele planta o feijão e a macaxeira, entre outros produtos.

Chagas fala em apoio à agricultura com os equipamentos adquiridos
Chagas diz que os equipamentos ajudam na produção

“Desde criança eu trabalhei na roça. Uma vez a minha esposa veio conhecer Roraima e gostou. Daí, ela falou que só iria voltar aqui se fosse comigo. Fiz isso, vim com ela e no final de 2012 eu resolvi que iria morar aqui. Meu primeiro emprego foi como caseiro em Campos Novos (Vila de Iracema). Depois, eu consegui uma terra aqui em Mucajaí e vivo dela. Lá no Ceará eu já trabalhei na minha própria terra também. Mas, lá não tinha esse apoio à agricultura com a entrega de tratores e outros equipamentos. Lá, a gente pagava caro pelo aluguel.”

Tratores ajudam os produtores da agricultura familiar
Equipamentos ajudam na produção

O apoio à agricultura que o seu Chagas (Como é conhecido) fala é, portanto, a entrega de equipamentos agrícolas a diversos produtores de Roraima. Romero Jucá conseguiu para o cearense e outros pequenos agricultores do Estado mais de 50 itens nos últimos anos. Entre eles, assim, estão os tratores, as roçadeiras, os caminhões e as escavadeiras hidráulicas.

Apoio à agricultura familiar

Romero Jucá, desse modo, sempre fala sobre o apoio à agricultura familiar como algo essencial em Roraima. O líder do Time MDB no Estado lembra que eles que vivem nas vicinais e produzem alimentos para a região. Sendo assim, os agricultores precisam de condições para trabalhar.

+ Vicinal do Tamandaré terá asfalto

“Eu sempre falo no apoio à agricultura familiar. O grande produtor é muito importante também. Porém, pelas condições menores, o poder público precisa apoiar o pequeno agricultor das vicinais. Eles precisam, portanto, dos equipamentos e de estradas boas”.

Agricultura em Boa Vista
Jucá é amigo do homem do campo

O apoio à agricultura dado por Romero Jucá é, assim, em todo o Estado. Além dos mais de 50 equipamentos para o homem do campo, ele conseguiu do mesmo modo os recursos para a obra da Feira Amazon Dalva, em Rorainópolis. O local é, portanto, a maior feira do Sul de Roraima e espaço para a comercializar os produtos agrícolas.

+Agricultura em Boa Vista cresce e gera renda para mais de 500 famílias

Além disso, em Boa Vista, por exemplo, ele apoiou o Programa Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA). O PMDA foi criado na gestão da ex- prefeita Teresa Surita. Desse modo, em 2018 ele liberou cerca de R$ 3 milhões para que todos os municípios de Roraima fizessem a compra direto do produtores.