Em conversa com Romero Jucá nesta quarta-feira (02), o podcast Conversa Casada tratou os temas importantes para Roraima. Em um bate-papo descontraído, Deyvid Everson e Leidimara Silva indagaram o ex- senador para que com a experiência dele, aponta-se os caminhos para o Estado retomar o rumo do crescimento. Ele, que tem a vida ligada a Roraima desde os tempos de ex-território e conhece como poucos a realidade da região mais ao extremo norte do Brasil.
+ O que Romero Jucá faz por Roraima
A conversa com Romero Jucá foi descontraída. Ele falou sobre o que costuma se alimentar. Gente como a gente, o presidente do MDB em Roraima confirmou a fama de ser bom de garfo. É amante de uma comida caseira e simples.
“Eu como tudo e gosto bastante. Um prato tem que ficar vazio, não pode sobrar comida. Eu gosto de buchada, de galinha caipira e de outras comidas gostosas. Quando eu estou pelo interior de Roraima, é um prazer quando como essas coisas na casa das pessoas”.
O início da conversa com Romero Jucá, sobre comida, foi imprevisível. No entanto, serviu para quebrar o gelo. Isso, porque o casal de apresentadores falou que estava um pouco nervoso na frente do político. Eles falaram que sempre ouviram dos pais as histórias sobre o cara que trabalhou e segue atuando por Roraima. Desse modo, quando viram que o famoso líder é um humano simples como todos, a Conversa Casada fluiu da melhor forma.
Conversa com Romero Jucá e o futuro de Roraima
Na conversa com Romero Jucá, os participantes abordaram também a história de trabalho dele por Roraima e pelo Brasil. No entanto, ele falou também da vontade de seguir trabalhando por Roraima. Os apresentadores lembraram que Jucá mesmo sem mandato, tem uma série de obras pelo Estado realizadas com os recursos que ele garantiu.
“Eu continuo do mesmo modo liberando muitos recursos para as obras que melhoram a vida das pessoas. Esse, sobretudo, é o grande objetivo da política. É claro, no entanto, que se eu tivesse com mandato, eu estaria fazendo muito mais pelo Estado de Roraima”.
O que melhorar
Para o Conversa Casada, Romero Jucá falou de temas importantes para Roraima. Entre os assuntos, desse modo, estão a qualidade da internet que precisa melhorar, a estrada da Guiana, a energia e a migração venezuelana. Ele deu detalhes.
“Diziam que o Linhão de Tucuruí não saía porque o Jucá não deixava. No entanto, já fazem quatro anos que eu saí do Senado e até hoje nós não fomos ligados ao Sistema Nacional de Energia. Falaram que resolveriam o assunto e até agora nada. Tem muitos entraves ambientais. A questão da energia é um entrave que precisa ser resolvido. Portanto, é importante para o Estado de Roraima”.
+ Obra do Linhão de Tucuruí não anda
Sobre a estrada da Guiana, Romero Jucá diz que quer continuar o trabalho para que ela seja asfaltada. Para ele, o asfalto vai aproximar ainda mais os dois países e será uma importante via para a exportação dos produtos de Roraima. Do mesmo modo, Jucá falou sobre a migração venezuelana. O tema, que traz problemas sociais para Roraima, é uma preocupação dele. Inclusive, ele tem um projeto no Senado para solucionar a questão. O presidente do MDB também comentou sobre a lentidão no enquadramento de servidores do ex-território de Roraima nos quadros da União.
+ ARTIGO: Controlar a Fronteira é urgente!
+ Enquadramento atrasado é prejuízo
“Quero trabalhar também para modificar a Lei de Imigração no Brasil. É, portanto, necessário controlar a faixa de fronteira. A fronteira não pode ficar aberta do jeito que está. Roraima não aguenta. Outro assunto que posso ajudar é a enquadrar mais pessoas na União. É uma Lei que trabalhei para ser aprovada. No entanto, o enquadramento está muito lento”.