Todos sabem que o esporte salva vidas. E foi por causa da saúde que a adolescente Daniele Richill virou atleta. Isso porque ela estava com o colesterol alto e por orientação médica, buscou uma prática esportiva. Assim, ela descobriu as atividades que a Prefeitura de Boa Vista oferece de graça para a população na Vila Olímpica Roberto Marinho. E logo depois, virou aluna da Escolinha de Natação da Vila Olímpica Roberto Marinho.
Contudo, o que era uma obrigação, hoje é a sua paixão. Agora, Daniele participa de competições. E conforme ela, além de cuidar da saúde, o esporte trouxe novos valores para a sua vida.
“Eu busquei a natação para melhorar a minha saúde. Mas hoje, quando eu entro na piscina, eu não consigo ouvir mais nada além das minhas braçadas. Então, eu busco o meu melhor resultado. E assim, eu aprendi a lidar com a vitória e com a derrota”.
Dessa forma, ela se tornou um dos 1.100 alunos das 12 escolinhas esportivas da Vila Olímpica Roberto Marinho. O espaço funciona desde 2004, e foi construído com o apoio de Romero Jucá.
Assim também, ele trouxe os recursos para ampliar e melhorar a Vila que é um dos melhores centros esportivos da Região Norte, atualmente.
“O esporte salva vidas e prepara os jovens para o mundo. Por isso, eu sempre trabalhei incentivando o esporte. E assim, ajudei a construir três vilas olímpicas e outros espaços com quadras, academias ao ar livre, pistas e campos de futebol. E esse é um trabalho que faço por Boa Vista, como também por quem mora no interior”.
Esporte Salva Vidas no interior
Além da Vila Olímpica de Boa Vista, Romero Jucá ajudou a construir, ampliar e reformar as Vilas dos municípios de Iracema e São João da Baliza. Nesses municípios, as obras estão em andamento.
Do mesmo modo, os demais municípios ganharam praças e parques. Nesses locais, por exemplo, há quadras, campos de futebol e até pistas de skate. Além de pistas para a vaquejada e para a corrida de cavalos. Isso porque esses esportes são tradição no interior.
+ Vilas Olímpicas do interior ganham reforma
O morador de Iracema, José Nascimento sabe bem como o esporte salva vidas. Ele foi jogador de futebol e hoje, treina novos atletas. Conforme ele, a Vila Olímpica é um bem para o seu filho e para todos que moram no município.
“Quando eu jogava, a gente não tinha um espaço assim. A gente colocava as traves, marcava o campo e jogava em um local ruim. Mas, agora temos uma Vila Olímpica maravilhosa e que está com reforma. E eu falo para o meu filho e para os meus alunos, que a Vila é muito importante para o nosso município. Porque o esporte forma bons cidadãos e afasta os jovens de coisas ruins. Então, a Vila é um incentivo ao esporte”.