As mulheres do MDB são ativas na política e desse modo vêm forte para o processo eleitoral em Roraima. A participação feminina na política é, portanto, um processo natural que ocorre nos últimos anos.
Para as eleições de 2020, cerca de 40 mulheres participaram das convenções do MDB. Elas colocaram, assim, suas ideias e as pretensões. A inclusão feminina vai muito além de uma simples ‘guerra de sexo’ ou afirmação da mulher, trata- se da participação ativa.
Nesse sentido, uma das 40 mulheres que querem concorrer nas eleições de 2020 é a Cleudimar Brito. Vereadora em Bonfim, ela tenta a reeleição.
“O MDB é um grupo de oportunidades. A mulher participa. A lei dá oportunidade para nós mulheres sermos candidatas e temos que ocupar esse espaço e contribuir” falou.
Outra que do mesmo modo irá lutar para ser eleita em 2020 é a Núbia Lima. Ela é candidata à Prefeitura de Amajarí. Em convenção, ela falou da sua experiência em gestão e agradeceu o apoio do presidente do MDB em Roraima, Romero Jucá.
“Agradeço ao ex- senador Jucá. Ele acreditou em mim nas eleições de 2016 e crê em mim mais uma vez. Eu assumi cargos que são importantes na gestão pública, o que me deu mais experiência para contribuir com o Amajari”, falou.
Jucá incentiva as mulheres do MDB
Presidente regional do MDB, o Jucá é um defensor e trabalha para que cada vez mais mulheres participem das decisões na política.
“O MDB sempre apoiou a participação feminina. Eu lutei para aumentar a inclusão delas dentro do próprio partido em posição de decisão. Nós temos mulheres de destaque na gestão, como a Teresa, prefeita de Boa Vista. Portanto, a sensibilidade e a responsabilidade feminina podem contribuir bastante com a política”, disse Jucá.
Exemplo
A prefeita Teresa Surita, citada por Jucá, deixa a Prefeitura de Boa Vista após as eleições deste ano com mais de 80% de aprovação em seu trabalho pela capital roraimense.
Além de transformar a cidade com obras de infraestrutura e a organização dos serviços públicos, ela também fez Boa Vista ser reconhecida internacionalmente como a capital da Primeira Infância.