A vicinal do Tamandaré, em Mucajaí, vai ganhar asfalto. O convênio para a obra foi assinado nesta segunda-feira (8). Serão 16 km de asfalto para melhorar o acesso à comunidade e escoar a produção.
A Vila do Tamandaré é um dos principais polos de produção em Mucajaí. No local, há pequenas e médias propriedades que abastecem o mercado interno do município bem como, a capital.
O produtor Oswaldo Santana vive há 32 anos no local. Hoje, ele produz milho, mel e feijão. Além de criar porcos, galinha e o gado.
“Quando eu cheguei aqui a estrada era muito ruim. Tem gente, por exemplo, que me chama de corajoso, porque eu tinha um fusca e entrava em buracos que cobriam o carro todo de lama”.
Nesse meio tempo, Santana acompanhou as transformações que vieram para a sua Vila. E ele destaca o apoio que os moradores recebem de Romero Jucá.
“As coisas começaram a melhorar quando o Romero Jucá, que era o governador, trouxe a energia. Depois veio a escola e o serviço de saúde. No entanto, a estrada ficava só na promessa. Porém, hoje a gente viu a assinatura do contrato e tem a certeza de que o nosso sonho vai se realizar”.
Vicinal do Tamandaré terá 16 km de asfalto
A obra vai ligar a BR -174 até a sede da Vila do Tamandaré. Portanto, vão ser 16 km de asfalto. O investimento total é de R$ 19 milhões, conforme disse a prefeita Eronildes Gonçalves, a Nega.
“Essa é a nossa última vicinal que não tinha o asfalto. Agora, com o apoio do nosso sempre senador Romero Jucá, vamos fazer a obra. E, com certeza, vai melhorar muito a vida dos moradores”.
O deputado federal Edio Lopes foi o primeiro administrador da Vila do Tamandaré, na época em que Roraima era um Território Federal. Segundo ele, o asfalto amplia o potencial produtivo e econômico do Município.
“Essa é uma Vila que tem muita produção. Temos a criação de gado, bem como alguns médios produtores de soja. Então, a estrada ajuda nessas atividades que geram renda no município”.
E foi Romero Jucá que trouxe os recursos para o asfalto na vicinal do Tamandaré. Mesmo sem mandato, ele articulou os investimentos com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“A gente sabe que, sem a estrada, não tem produção. Além disso, sem a estrada, as pessoas do interior ficam isoladas. Porém, as prefeituras não têm a como fazer essas obras. Por isso, trazer os recursos é tão importante”.
Agora, a Prefeitura vai fazer o projeto básico e licitar a obra. Assim, o serviço deve começar nos primeiros meses de 2022.
Mais recursos e mais estradas
Além de Mucajaí, Romero Jucá também trouxe os recursos para asfaltar a vicinal 3 do município de Iracema. Por lá, a obra já começou. Da mesma forma, a Prefeitura de Boa Vista asfaltou estradas no P.A Nova Amazônia. E, em breve, começa a obra na estrada do Bom Intento.
Por outro lado, em São Luiz, o asfalto chegou no trecho inicial da vicinal 21. E como resultado do seu último mandato, ele ajudou a recuperar as estradas em Amajari, Baliza, Caracaraí, Caroebe e Rorainópolis.
Depois que os recursos são liberados, a responsabilidade de fazer as obras é das prefeituras.