Cerca de 70% da população total do Estado mora em Boa Vista. E por isso, é a Prefeitura da capital a grande responsável por cuidar da oferta dos serviços públicos, entre eles, a saúde. Desde 2013, a capital ganhou 7 novas Unidades Básicas de Saúde e uma delas é a UBS do Jóquei Clube.
E quem usa a UBS do Jóquei Clube é o morador Sebastião Filho. Além de cuidar da própria saúde, ele também conta com o apoio para os cuidados com a saúde da mãe. “Na época da pandemia, a minha mãe teve a covid e foi bem grave. Então, a gente procurou a UBS e de lá, ela já foi na ambulância para o HGR. Mas, depois que ela teve a alta, a equipe da Unidade veio aqui e fez todo o acompanhamento dela. Então, mais uma vez, o atendimento foi de excelência”.
Conforme a Prefeitura de Boa Vista, as 32 Unidades Básicas de Saúde da capital fizeram mais de 195 mil atendimentos só nos primeiros quatro meses deste ano. E com o aumento de crianças doentes neste período do ano, a gestão municipal mudou o horário da UBS do Hospital da Criança. Agora, ela funciona até a meia-noite.
Recentemente, o município anunciou que vai contratar mais 193 profissionais para o Hospital. O projeto de lei que trata do seletivo foi aprovado na Câmara Municipal e deve ser publicado em breve.
UBS do Jóquei Clube: os recursos vieram com o apoio de Romero Jucá
A UBS do Jóquei Clube foi entregue em 2017, na gestão de Teresa Surita, atual pré- candidata do Time MDB RR ao Governo do Estado. Na época, ela lembrou os desafios para ampliar a rede de saúde da capital.
“O país enfrentava uma crise e mesmo assim, a gente conseguiu ampliar a rede de saúde. E todo esse investimento foi fundamental para a nossa capital enfrentar a pandemia que veio a seguir. Então, cuidar da saúde é sempre um desafio, especialmente, porque o orçamento da Prefeitura é muito menor se comparado ao do Governo do Estado. Mas, com gestão e responsabilidade, nós fizemos muito”.
Para construir a UBS do bairro Jóquei Clube, a Prefeitura contou com o apoio do pré- candidato ao Senado, Romero Jucá. Em Brasília, ele conseguiu os recursos para mais 8 UBS. Uma delas, por exemplo, está em construção no conjunto Pérolas do Rio Branco.
“Boa Vista tem bairros com população igual ou até maior que os municípios do nosso interior. E a Teresa tinha o desafio de levar a saúde para mais perto das pessoas. Então, eu busquei os recursos e, só na gestão dela, entregamos sete novas Unidades de Saúde. E agora, mais uma está em construção com o prefeito Arthur”.
Mais investimentos na saúde
Da mesma forma, ele ajudou a construir a Unidade de Prevenção ao Câncer de Útero, com a compra de ambulâncias e outros veículos para a saúde, além da reforma completa e de novos equipamentos para o Hospital da Criança Santo Antônio.
“Esse trabalho ajudou a atender melhor a nossa população. E assim como eu fiz por Boa Vista, também ajudei o interior do Estado. Os desafios da saúde em Roraima são muitos, mas a Teresa tem a capacidade de gestão necessária para organizar os serviços e levar um atendimento de qualidade para todas as pessoas do Estado”.