Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

O MDB Por Aí esteve no fim de semana no Sul de Roraima para conversar com os moradores e ouvir os principais desejos e necessidades. Entre os variados temas, as pessoas reclamaram muito das vicinais ruins.

Imagem de vicinal ruim em Caroebe
As vicinais ruins atrapalham a vida dos moradores e agricultores

Um desses lugares foi a Vila de  Entre Rios, no município de Caroebe. O vereador Loremar Ramos falou durante o encontro que as vicinais da região estão em más condições e é necessário que o poder público interceda para resolver a situação dos moradores.

Jucá, Édio e integrantes do MDB Por Aí em rua de Entre Rios. Região está com as vicinais ruins
MDB Por Aí, assim, percorre a Vila de Entre Rios

“O ex- senador Romero Jucá e o deputado federal Édio Lopes foram os únicos parlamentares que colocaram os recursos para as obras aqui em Entre Rios. Nós aqui da Vila procuramos o Governo de Roraima para nos ajudar porque nossas vicinais estão ruins, ainda mais com o inverno rigoroso que nós enfrentamos. No entanto, o que ouvimos é que o Estado não tem compromisso com as vicinais”, disse o vereador.

O professor Leandro de Oliveira também reclamou das vicinais ruins em Entre Rios e toda a região Sul de Roraima. Dessa forma, ele lembra que boa parte dos moradores da região moram nas estradas.

Leandro de Oliveira com camisa colorida reclama de vicinais ruins
Leandro de Oliveira reclama de vicinais ruins em Caroebe

“Muita gente por aqui mora nas estradas e elas estão ruins. Além disso, nós estamos abandonados. As poucas vicinais que a Prefeitura recuperou nos últimos anos foram com os recursos de Romero Jucá”, falou o professor.

Vicinais ruins e a falta de carinho

O Estado de Roraima tem cerca de 10.000 km de vicinais, sobretudo importantes para os agricultores e os demais moradores. Visto que as prefeituras não têm o dinheiro para a manutenção, a situação se torna ainda mais delicada.

Sendo assim, o presidente regional do MDB, Romero Jucá, reclamou da falta de sensibilidade do Governo de Roraima com os agricultores que moram e trabalham nas vicinais.

Romero Jucá fala em Entre Rios
Jucá fala em carinho com os moradores do interior

“O governador fica falando que a responsabilidade de manutenção das vicinais é das prefeituras. Ele está errado. Os governantes, sobretudo, têm que cuidar das pessoas. Eu consegui os recursos para a melhoria das vicinais. Mesmo sem mandato, no entanto, eu ainda tenho verbas sendo liberadas para as obras nas nossas vicinais”, disse o Jucá.

+ Jucá cobra que a Prefeitura de Caroebe aplique os recursos

O Jucá, nesse sentido, conseguiu os recursos para recuperar três vicinais em Entre Rios, como: a 12, a 14 e a 16. O ex- senador também liberou as verbas para o asfaltamento e recapeamento de 24 ruas na sede. Para as duas obras, a Prefeitura ainda fará a licitação. No entanto, o dinheiro já está disponível.

Visão de município

A Teresa Surita, que quando prefeita sempre  incentivou e deu condições para o desenvolvimento da agricultura familiar, lembrou que as vicinais são peça fundamental no ciclo produtivo.

Teresa Surita falando em Entre Rios
Teresa fala da importância das vicinais boas

“É triste a situação dos produtores com as vicinais ruins. São os agricultores que trazem as riquezas para os municípios. É preciso que alguém olhe para a necessidade de melhorar as estradas. Quando eu era prefeita, asfaltei cerca de 600 ruas. As vias em boas condições é fundamental”, afirmou a Teresa.

O deputado federal é outro que vê o fortalecimento dos municípios como alternativa para o desenvolvimento do Estado. Ele também falou da precariedade das vicinais.

Édio Lopes falando em Entre Rios
Édio Lopes fala em atuação no Interior

“Não há uma vila ou região desse estado que eu não tenha liberado recursos para alguma obra. Eu conheço a importância das vicinais para Roraima. Por outro lado, o governador fala que tem R$ 1 bilhão em caixa. Eu prefiro que ele diga que não tem um real, mas que todos os recursos sejam usados nas nossas vicinais, na saúde e para o melhor da nossa sociedade”, falou o Lopes.