As ruas de São Luiz, no Sul de Roraima, são o retrato de que quando um parlamentar se preocupa com o bem-estar da população, as coisas tendem a melhorar. Os moradores, nesse sentido, são o termômetro para saber se os recursos federais são bem empregados. Um dos primeiros a morar na região, Antônio Vieira ‘Irmão Tonhão’, é desse modo uma história viva do município. Ele testemunhou a evolução do local que escolheu para viver há 30 anos.
“Era muita lama. O carro não podia rodar na cidade. A gente para ir a igreja, tinha que ir beirando os acostamentos. Isso, porque a lama era grande. Eu tinha até que tirar a sandália para colocar nas mãos e não me sujar. Não tinha a iluminação e nem o asfalto”.
O relato de Irmão Tonhão é a prova do que o município cresceu nos últimos anos por meio de investimentos. As melhorias, nesse sentido, são na infraestrutura da cidade. Para isso, porém, é preciso o dinheiro para a Prefeitura fazer as obras. Então, é aí que entra o apoio do parlamentar na aquisição de recursos. Isso, tendo em vista que as cidades têm o orçamento pequeno. Prova disso é que cerca de 35% dos municípios do país não arrecadam o suficiente para cobrir as despesas.
Ruas de São Luiz com asfalto e iluminação
O Irmão Tonhão, no entanto, hoje fala com mais entusiasmo sobre as ruas de São Luiz. Ele diz com orgulho que a cidade é a mais bonita da região sul de Roraima. Isso, porque uma série de obras ocorre no município nos últimos anos.
“Depois que começaram a colocar o asfalto, tudo melhorou. Agora eu saio engravatado e calçado para ir a igreja. Não molho mais os pés. Hoje, a gente olha as ruas limpinhas e sem sujeira. Está tudo bonito e asfaltado. A rua, do mesmo modo, está bem iluminada. O Jucá foi quem trouxe os recursos para a Prefeitura fazer essas obras”.
A fala de Tonhão ressalta o trabalho de Romero Jucá por São Luiz nos últimos anos. O ex- senador, nesse sentido, liberou os recursos que foram usados na infraestrutura, na educação, na saúde, em equipamentos, no social e na cultura.
“Eu sempre atuei na liberação de recursos para a Prefeitura de São Luiz e outras cidades do interior. É a função do parlamentar melhorar a vida das pessoas. O depoimento do Irmão Tonhão, portanto, é gratificante. Isso mostra que o meu trabalho atingiu o objetivo. E, eu sigo trabalhando por São Luiz. Há recursos que liberei sendo usados em obras na cidade”.
Entre as obras citadas pelo presidente do MDB em Roraima, está a de asfaltamento da Vila Moderna. A Prefeitura iniciou o serviço de terraplanagem esses dias. Após isso, o asfalto será colocado. O trabalho, desse modo, faz parte de um pacote para o asfaltamento de mais de 55 ruas no município. A maior parte já foi asfaltada com esses recursos.
Crescimento de São Luiz é ligado ao trabalho de Jucá
Romero Jucá tem uma longa lista de trabalho por São Luiz. Além do asfalto nas ruas, ele do mesmo modo liberou os recursos que iluminaram a cidade. Nos últimos anos, portanto, mais de 30 vias receberam uma nova iluminação de LED. Sobre a limpeza da cidade citada por Irmão Tonhão, o caminhão de lixo também foi viabilizado por Jucá.
Na educação, há os recursos para a construção de uma Escola Infantil na Vila Moderna. O processo para a obra da unidade de ensino está, no momento, em licitação. O posto de saúde da cidade, do mesmo modo, foi construído com a verba garantida por Jucá.
No social, nesse sentido, também tem o olhar de Jucá. Ele conseguiu os recursos para a obra dos dois prédios do Centro de Referência e Assistência Social (Cras). Na principal cultura da cidade, mais trabalho de Jucá. Foi ele quem liberou a verba para a construção do Parque de Exposições. Sendo assim, o local sedia os principais eventos da cidade.
O trabalho de Jucá, do mesmo modo, também alcança as regiões mais asfaltadas. Com os recursos dele, nesse sentido, serão retomadas as obras de recuperação das vicinais 06, 12, 14 e 18. Os quilômetros iniciais da vicinal 21, do mesmo modo, foram asfaltados com as verbas do presidente do MDB em Roraima.
Romero Jucá também viabilizou o gado para as comunidades indígenas, bem como a entrega de títulos definitivos e ajudou cerca de 130 famílias a realizarem o sonho da casa própria. Além do mais, Jucá ajudou a implantar o sistema de esgotamento e liberou a verba para as obras da rodoviária e do mercado da cidade.