Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima


Os problemas em Pacaraima que podem ser resolvidos pelo Governo de Roraima são muitos. Entre eles, há falhas graves na educação, na saúde, no abastecimento de água e outros setores. As queixas foram feitas pelos próprios moradores durante a passagem do Vozes do Interior pelo município. A ação do Time MDB RR é para saber as principais necessidades de cada canto de Roraima. E, para isso, ninguém melhor que os próprios moradores para dizer. Um desses foi o Ari Silva. Ele reclamou que muitos serviços básicos estão escassos na região.

“A gente precisa de uma educação melhor. A nossa educação está falida e sem transporte escolar. Temos, do mesmo modo, muitos problemas no abastecimento”.

Pessoas batendo palmas no vozes do interior
Comunidades Indígenas de Pacaraima querem mais atenção

O Tuxaua da comunidade do Surumu, Eliezio dos Santos, se queixou que a localidade enfrenta muitas dificuldades. Isto é, problemas que o Governo deveria cuidar.

“A gente precisa de um olhar melhor para os indígenas. Queremos que olhem pelas nossas estradas que não estão boas. Precisamos também que ajeitem a saúde e a educação”.

Problemas em Pacaraima em números

As falas do Ari e Eliezio foram espontâneas. Isso, porque foram feitas durante a apresentação do Vozes do Interior na sede do Município. Além deles, as pessoas da região responderam a questionários sobre como estão os serviços públicos do dia dia na vida delas.

Pessoas batendo palmas no Vozes do Interior no município de Pacaraima
Moradores querem dias melhores

Assim, em um dos principais itens, como educação, por exemplo, a equipe do Vozes perguntou o que precisa ser melhorado com urgência nesse setor. Desse modo, 34% falaram que é preciso melhorar a qualidade do ensino, 22% querem mais escolas, 16% transporte escolar, 12% melhorar o prédio da escola, 12% ter mais professores e 4% acharam que tem que melhorar a merenda escolar.

Além disso, quando a equipe do Vozes perguntou aos moradores se falta água na região, 57% falaram que falta com frequência e 43% disseram que não. Além disso, a maioria disse que já precisou comprar remédio enquanto estava internada. Sobre as condições do hospital do Estado na cidade, 74% falaram que são ruins. Por outro lado, apenas 26% disseram que estão boas.

Vozes do Interior

O Vozes do Interior é uma ação do Time MDB RR para saber quais as necessidades de cada região do Estado. Isso, na esfera que cabe ao Governo de Roraima cuidar. Assim, uma equipe do Vozes aplica questionários nas casas. Todas as informações farão parte do plano de governo que o MDB RR registrou em cartório.

Teresa Surita, durante o Vozes do Interior em Pacaraima, lembrou que saber as necessidades de cada lugar é uma forma de atender às pessoas no que elas mais necessitam. A candidata ao Governo de Roraima, assim, falou que a política deve atender às pessoas.

Teresa Surita no Vozes do Interior em Pacaraima
Teresa Surita ouve as pessoas

“É ouvindo as pessoas que sabemos o que elas realmente precisam. Porque a política é para isso, para mudar a vida das pessoas para melhor. Se os serviços públicos não são feitos de forma boa, então a política está sendo feita de forma errada”.

Romero Jucá, candidato ao Senado nas eleições de 2022, do mesmo modo, falou que é importante ouvir as pessoas. Só assim, sobretudo, para se fazer um plano de governo que atenda às necessidades. Além disso, o presidente do MDB RR apontou problemas em Pacaraima.

Romero Jucá fala que os problemas em Pacaraima podem ser resolvidos
Romero Jucá fala sobre os problemas em Pacaraima

“Muita coisa ficou difícil. A estrada está ruim (88% dos entrevistados no Vozes afirmaram isso), o hospital ruim e as comunidades indígenas com dificuldades. A vida em Pacaraima, contudo, pode ser melhor. Eu já trabalhei e continuo trabalhando por Pacaraima. Eu trouxe casas, asfalto (convênio em execução), quadra escolar e o Centro Macunaíma (está em construção). É o trabalho e a boa política que mudam a vida das pessoas”.

Para conhecer os problemas em Pacaraima, o Vozes do Interior visitou 1.405 casas. Ao todo, o Vozes fez 185 entrevistas.