Nesta sexta-feira (28) e sábado (29, foram assinadas as ordens de serviço das obras de iluminação, drenagem, asfalto e construção de calçadas em diferentes bairros e nas Vilas Martins Pereira e Nova Colina.
Há quatro anos, Hilda Souza resolveu comprar uma casa em Rorainópolis no bairro conhecido como invasão. O local tem pouca infraestrutura, porém o que mais incomoda Hilda é a falta de iluminação pública, realidade que será transformada nos próximos dias.
“Estou muito feliz em saber que a iluminação pública vai chegar no nosso bairro. Minha rua é muito escura e a gente nem tem coragem de sair de casa, com o medo. Com a luz vai melhorar muito”, afirmou a moradora.
O mesmo sentimento é compartilhado por Edna Albuquerque, moradora do bairro Júlio Arcanjo, em Nova Colina. Ela explicou que no inverno a população sofre para andar nas ruas. “Quando chove é muito difícil pra sair de casa, tem que colocar o pé na lama mesmo. Com o asfalto, vai dar até pra gente andar com salto alto”, comemorou a moradora.
As ordens de serviço marcam o início das obras e foram assinadas em solenidades realizadas com a presença do prefeito Leandro Pereira, vereadores, representantes das empresas vencedoras das licitações e do presidente Nacional do MDB, Romero Jucá responsável por empenhar os recursos que serão aplicados na melhoria da infraestrutura do município.
“É uma satisfação como gestor público, poder anunciar a realização dessas obras. São muitos benefícios que estão chegando para atender a toda nossa população, tanto na sede do município como nas Vilas. É asfalto, drenagem, calçada, iluminação e outras obras que vão melhorar muito o nosso município e eu registro a contribuição fundamental do Romero Jucá que garantiu esses investimentos”, afirmou o prefeito Leandro Pereira.
O presidente Nacional do MDB, Romero Jucá destacou o compromisso firmado com os moradores de Rorainópolis e assegurou que, mesmo sem mandato, acompanhará o desenvolvimento de todo o trabalho que será feito no município.
“Depois de Boa Vista, Rorainópolis é o município onde eu mais deixei recursos alocados. São emendas para urbanização, asfalto, iluminação, recuperação de vicinais, para a saúde, para a educação, aquisição de veículos e o apoio aos produtores com a Feira e com caminhões. Pra tudo isso acontecer, a Prefeitura teve que se organizar, ficar inadimplente e fazer os projetos. Agora, os recursos estão sendo liberados e eu tenho certeza, que a vida de todos os moradores vai melhorar muito, porque eu faço política assim, pra melhorar a vida das pessoas”, afirmou Jucá.
Pacote de Obras – O primeiro contrato prevê a execução de obras de drenagem, asfalto e calçadas no bairro Gentil Carneiro. O segunda contempla a implantação e ampliação da rede elétrica para a Invasão e para o Centro de Martins Pereira.
O terceiro trata das obras de drenagem, pavimentação e calçadas para ruas do bairro Novo Horizonte e Parque das Orquídeas. O quarto contempla a implantação da rede de iluminação pública em LED em ruas do bairro Andaraí, no bairro Novo Planalto e nas avenidas Dra. Yandara, Ayrton Senna, Tancredo Neves e Ottomar Pinto.
No sábado (29), foram assinados ainda os contratos que contemplam as obras em Nova Colina. O Distrito receberá serviços de drenagem, asfalto, calçada, meio-fio e sarjeta em sete trechos de ruas do bairro Júlio Arcanjo: rua 1, 2, 3, 4, 5 e 9G.
No bairro Novo serão instalados postes com lâmpadas em LED, mais potentes e econômicas. Esse trabalho já começou.
Fórum – O presidente Nacional do MDB também foi convidado para falar sobre as ações de apoio ao agronegócio na reunião do Fórum da Agricultura Familiar. Antes de concluir o mandato, Jucá garantiu como senador, recursos que estão sendo aplicados na recuperação de vicinais, na aquisição de caminhões e para a construção da maior Feira do interior.
Ele também destacou o apoio dado para regularização fundiária e o controle fitossanitário e de pragas em Roraima.
“É imprescindível que se faça a regularização fundiária. Ajudei a mudar a lei e com isso, facilitamos a emissão dos títulos definitivos na Amazônia. Agora, o Governo do Estado junto ao Iteraima precisa dar continuidade a esse trabalho que traz a segurança para o homem do campo. É preciso também fortalecer o trabalho da Aderr pra conseguir erradicar a febre aftosa e a Mosca da Carambola. Até o ano passado, eu contribui e os recursos necessários foram liberados. Mas, o atual Governo Federal não fez isso e este ano, estamos amargando um grave prejuízo na agricultura que precisa ser resolvido urgentemente”, destacou.