Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

A Cleonice Ribeiro, mais conhecida como dona Mocinha, sempre sonhou em ter uma casa própria. Nesse sentido, há mais de 10 anos, resolveu entrar em uma verdadeira aventura com a família em busca do tão sonhado cantinho para chamar de seu. E, assim, ela foi uma das primeiras pessoas a morar no Nova Esperança, área de interesse social que fica no bairro Equatorial.

Dona Mocinha na casa própria no Nova Esperança
Dona Mocinha viveu a história do Nova Esperança

“Antes de eu vir para o Nova Esperança eu morava de aluguel. Quando me falaram que estava surgindo essa região aqui, me contaram que ainda tinha uns terrenos disponíveis. Então, eu vim com a minha família, nós improvisamos um barraco aqui. Quando cheguei aqui, não dava pra saber nem qual era a frente e o fundo do terreno”.

Morar no Nova Esperança era tudo no improviso

Então chegou o dia de ter um local próprio para viver. Além do próximo desafio em levantar a casa havia, sobretudo, as dificuldades com a falta de infraestrutura. A dona Mocinha, contudo, sempre acreditou que os dias iriam melhorar, apesar de faltar o básico no início.

Dona Mocinha trabalhando em casa
Dona Mocinha hoje trabalha em casa

“Aqui no Nova Esperança só tinha uma torneira para todo mundo pegar água. Eu deixava para fazer isso no final do dia, quando o movimento era mais tranquilo. Rua? Aqui onde eu moro era uma trilha, não parecia rua. Também não tinha energia. Tinha muita lama no inverno e poeira no verão. A iluminação era a da lua: Natural. Mas, eu sempre tive muita fé que as coisas iriam melhorar”.

Romero Traz, Teresa Faz

Os moradores do Nova Esperança precisavam que o poder público intervisse por eles. A esperança veio quando um dia, a ex- prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, passou pela região e prometeu aos moradores que a vida deles iria mudar. Eles teriam, enfim, mais dignidade e condições de moradia.

Dona Mocinha com a vizinha em frente de casa
Dona Mocinha e a vizinha curtem uma conversa na frente de casa

“A Teresa veio aqui e prometeu que faria as obras de infraestrutura que a gente estava precisando. Eu acreditei desde o início que ela iria cumprir com o que estava prometendo”.

No entanto, para que a candidata ao Governo de Roraima nas eleições de 2022 cumprisse com o que estava prometendo, ela precisava de recursos federais. Foi quando Romero Jucá, como sempre, trabalhou em parceria com Teresa Surita para melhorar a vida das pessoas. O candidato ao Senado Federal conseguiu os recursos que foram usados pelo Município para as obras de infraestrutura no Nova Esperança. O conjunto de melhorias atendeu a sete ruas. O local recebeu 2 km de asfalto, 1,3 km de drenagem, 3,6 km de calçadas, sarjeta, meio-fio e iluminação de Led.

A parceria de trabalho entre Teresa Surita e Romero Jucá resultou na transformação de Boa Vista
Romero Jucá e Teresa Surita trabalham para melhorar a vida das pessoas

“A gente faz a política para melhorar a vida das pessoas. Foi assim que sempre trabalhei em parceria com a Teresa Surita. Em outras palavras, eu consegui os recursos que foram e ainda são empregados em obras da Prefeitura de Boa Vista. Mas, o interior ainda tem muita coisa que precisa ser feita. A vida de outras pessoas pode ficar melhor, assim como a da Dona Mocinha. A Teresa e eu podemos levar esse trabalho para todo o Estado”.

Melhoria em outras áreas de interesse social

Romero Jucá conseguiu os recursos para a Prefeitura executar algumas obras de infraestrutura em outras áreas de interesse social. Entre elas, o Conjunto Pedra Pintada e o Monte das Oliveiras. Os locais, hoje, já contam portanto com infraestrutura de asfalto, drenagem e iluminação de Led.