O MDB é parceiro de Normandia em ações que promovem a melhoria de vida da população. Só na atual gestão municipal, o presidente regional do partido em Roraima, Romero Jucá, apoiou o município com liberação de recursos para infraestrutura, aquisição de um veículo, abastecimento de água, destinação de gado e unidade de saúde para comunidades indígenas.
Os recursos mais recentes liberados por Jucá para obras de infraestrutura em Normandia atendem 14 ruas da cidade com asfalto. A terraplanagem já iniciou e o investimento garantido pelo MDBista assegura a continuidade do trabalho pela próxima gestão municipal, que começa em janeiro de 2021.
“São mais de 30 anos de trabalho e compromisso por Roraima. Tive o prazer de contribuir para a melhoria da vida das pessoas de Normandia com diversas ações a partir dos recursos que empenhei no meu mandato como senador. Continuo, como sempre, atuando junto ao MDB nacional para garantir melhorias para o nosso Estado”, falou Jucá.
+CONFIRA OUTROS RECURSOS DE JUCÁ PARA NORMANDIA NOS ÚLTIMOS ANOS
PROJETO DE BOVINOCULTURA
A tradição da pecuária é muito forte nas populações indígenas da região de Normandia. Para aproveitar esse potencial, foi criado o projeto de bovinocultura indígena, que atendeu a todas as comunidades do município com 2.300 animais.
O trabalho foi executado pela Prefeitura com apoio técnico da Funai e recursos garantidos pelo ex-senador Romero Jucá e pelo deputado federal Édio Lopes.
No projeto de bovinocultura, cada comunidade recebeu uma determinada quantidade de rezes e reprodutores para multiplicar o rebanho e potencializar a pecuária como fonte de renda.
A ação é considerada como a maior iniciativa de sustentabilidade para povos indígenas do país. No total, foram mais de 8 mil animais distribuídos pela Funai para a atender todas as comunidades indígenas de Roraima.
MAIS SAÚDE
Outra melhoria aos moradores da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, que abrange Normandia, é a nova estrutura de atendimento em saúde. Eles contam agora com o novo Polo Base de Saúde, implantado na comunidade Raposa I.
Romero Jucá garantiu a liberação dos recursos para a construção do prédio que funciona como uma Unidade Básica, oferecendo serviços de triagem, acolhimento, dentista e farmácia básica para as mais de 7 mil indígenas que vivem na região.
ÁGUA
Jucá ainda atuou junto à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), viabilizando a implantação de sistemas para abastecimento de água nas comunidades Santa Cecília e Novo Paraíso. Além de saúde, a água encanada facilita a rotina das 120 pessoas que vivem nessas duas comunidades do município.