Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

Em Boa Vista, as aulas voltam no dia 7 de fevereiro. E se tem uma coisa que faz sucesso nas escolas municipais é a merenda escolar. Para algumas crianças a merenda escolar é o momento mais esperado do dia. E em Boa Vista, elas comem muito bem. Isso porque a Prefeitura de Boa Vista oferece uma merenda escolar de qualidade.

Os produtos são saudáveis e frescos. E além de alimentar os alunos, a merenda escolar de Boa Vista gera renda para os produtores locais. De acordo com o município, mais de 500 produtores vendem as frutas, os legumes, as verduras e outros itens para a merenda escolar.

Romero Jucá com Teresa Surita e Ministro Osmar Terra no lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos em Boa Vista
Em 2018, Boa Vista aderiu ao Programa de Aquisição de Alimentos

O trabalho ganhou força em 2018, com o apoio de Romero Jucá. Junto ao antigo Ministério da Assistência Social, ele liberou os recursos para fazer a compra direta dos produtores. Conforme ele, o Estado recebeu R$ 3 milhões para apoiar a agricultura. E todos os municípios foram atendidos.

“Eu sigo parceiro da agricultura familiar em Roraima. Em Boa Vista, por exemplo, eu trouxe os recursos para os tratores e equipamentos que a Prefeitura usa no Plano Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio. Assim, os agricultores produzem melhor e têm mais renda”.

Merenda Escolar: renda para a agricultura familiar

A parceria de trabalho de Romero Jucá com a Prefeitura mudou a vida de muita gente. A dona Nazilda Paes, por exemplo, tem o apoio do PMDA e ainda vende os seus produtos para a merenda escolar.

A produtora Nazilda Paes vende sua produção para a merenda escolar de Boa Vista
Em Boa Vista, a merenda gera renda para os pequenos agricultores

E ela faz questão de levar a sua produção para as escolas. “Eu tenho muito orgulho de ajudar as crianças. E quero que elas aprendam quem ajudou. Ou seja, que elas saibam a importância da agricultura”.

Nazilda também sabe que o apoio de Romero Jucá melhorou esse trabalho. “Hoje, a gente máquina, trator e todo o apoio da Prefeitura. Então, eu sei que o Romero Jucá ajuda muito a agricultura em todo o Estado”.

Emprego e renda no campo e na cidade

Enquanto a Nazilda garante a sua renda, a merenda escolar também gera oportunidades na cidade. A merendeira Ordilene Lima, por exemplo, ama cuidar de crianças. E, dessa forma, ela conseguiu o seu primeiro emprego com a carteira assinada. “Eu chorei muito quando assinaram o meu contrato. Porque, pela primeira vez na vida, eu tinha um emprego”.

Merendeira de Boa Vista Ordilene Silva
A merendeira maravilha, Ordilene Silva

E ela fala com orgulho sobre o trabalho que faz nas escolas de Boa Vista. “A gente trabalha para as crianças. Porque são elas que precisam da gente. E por isso, eu me sinto a Merendeira Maravilha”.

Merenda de qualidade é saúde para as crianças

As crianças que se alimentam bem, aprendem melhor. De acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), as crianças precisam de 25% a mais de nutrientes que os adultos para crescer com saúde. E por isso, a merenda escolar é tão importante.

Em Boa Vista, o cuidado seguiu durante a pandemia. Conforme a Prefeitura, 150 mil cestas do bem foram entregues para as famílias da capital em 2021. Da mesma forma, o programa atendeu aos alunos municipais.

Veja a história de duas mulheres que ajudam na merenda escolar de Boa Vista