As mães não medem esforços para ver os filhos bem e com saúde. E foi o que a Wiliane Moraes fez, quando o seu filho João Vitor nasceu no ano de 2013. Logo no primeiro mês de vida, ele foi diagnosticado com cranioestenose, uma deformidade progressiva da cabeça do bebê.
A Wiliane conta que, na época, o plano de saúde não cobria a cirurgia no hospital particular e foi então que ela buscou ajuda. Depois que tomou conhecimento da notícia, o presidente estadual do MDB, Romero Jucá, a atendeu de imediato.
Segundo a Wiliane, em 2013, a ex-prefeita Teresa Surita estava iniciando o seu mandato. Por isso, o Hospital da Criança não estava em boas condições. Nesse sentido, naquela época, só havia um centro cirúrgico e as cirurgias eletivas estavam suspensas.
“O ex-senador Romero se colocou a disposição e nos perguntou se queríamos ir para fora do estado ou realizar a cirurgia aqui. Acreditando no profissional que tínhamos na cidade e nas condições do hospital, preferi que ele fosse operado em Boa Vista”, relembrou.
Oito anos depois, ela é só gratidão. “O meu filho foi operado no Hospital da Criança e dentro do tempo solicitado pelo médico. Com a ajuda do ex-senador, o tramite foi rápido e tudo foi resolvido. Graças a Deus, ao coração e ao desejo de ajudar do senador. Agora em maio de 2021, ele completa oito anos. É uma criança muito inteligente e não teve nenhuma sequela porque ele recebeu a ajuda na hora certa”, disse.
Hospital da Criança
Assim, graças ao Time MDB RR, o Hospital da Criança avançou . Em 2020, a Unidade recebeu novos equipamentos. As máquinas facilitam ainda mais o trabalho dos profissionais de saúde. Além de garantir um atendimento mais rápido e de qualidade para os pacientes. Um alívio para as mães.
“Quando eu assumi a Prefeitura era um cenário assustador. Eu me lembro que no Hospital da Criança faltava tudo, até a alimentação para os pacientes. Então desde 2013, a gente foi mudando Boa Vista e o Romero foi o meu grande parceiro. Foi ele que trouxe os recursos para a gente recuperar, ampliar e equipar o hospital”, disse a Teresa.
Como resultado desses investimentos, hoje as mães de Boa Vista sabem que têm um Hospital que é referência de atendimento. “Fizemos um grande esforço para que o Hospital da Criança voltasse a ter condições de atender as crianças com qualidade. Em seguida, busquei recursos para as reformas e ampliações necessárias. Por fim, ajudei a comprar novos equipamentos. Portanto, temos hoje uma Unidade que referência na Região Norte e que traz os serviços que as crianças precisam”, disse o Romero Jucá.
Melhorias no hospital tranquilizam as mães
Nesse sentido, com a ajuda de Jucá, a Prefeitura adquiriu os aparelhos portáteis de raio-x e um novo arco cirúrgico. Eles substituíram os aparelhos de raio-x antigos, ainda frutos de doações feitas no ano de 2006.
O prefeito Arthur Henrique vai continuar este trabalho. Assim, o Hospital vai ganhar mais um bloco para trazer qualidade e conforto aos pacientes. O Hospital já conta com o prontuário eletrônico.
Dessa forma, só este ano, o Hospital da Criança já atendeu 7.604 em janeiro, 5.578 em fevereiro, 5.786 em março e 5.968 em abril.
Família que Acolhe auxilia mães
O programa Família que Acolhe foi criado em 2013. Ele marcou o início da política pública de primeira infância em Boa Vista. Dessa forma, ele atua em várias frentes para promover uma primeira infância mais feliz. Mais de 18 mil famílias já foram atendidas. O acolhimento inicia com as mães ainda na gestação e segue até os seis anos de idade da criança.
“Era um sonho que virou realidade. Boa Vista é, de fato, a Capital da Primeira Infância. Como resultado, o FQA mostra o cuidado e o amor com as mães e com os nossos pequenos. Além do fortalecimento do vínculo familiar”, disse a Teresa.
No programa, as mães recebem apoio com o Leite da Família. Além disso, também participam de encontros mensais da Universidade do Bebê. Elas também têm acesso à serviços de saúde (pediatras, psicólogos, odontopediatra e outros) e tem vaga garantida na rede de ensino.
Assim também, para os bebês, a Prefeitura dá ainda o primeiro enxoval e garante a vaga em uma das casas mãe e nas turmas maternais das Escolas Proinfâncias.