Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

Carregamos com muito orgulho o título de Capital da Primeira Infância. Mas, se você quer saber como isso aconteceu, assista a live da Primeira Infância, com a ex- prefeita de Boa Vista, Teresa Surita. Será nesta quarta-feira, dia 24 de novembro, às 19h. A transmissão será feita no Youtube.

Teresa live no Youtube
Teresa Surita apresenta live sobre a Primeira Infância nesta quarta-feira

Teresa enfrentou muitos desafios e conquistas enquanto gestora. Por exemplo, foi ela que tirou a educação da última colocação e levou para o 5º lugar no IDEB. Em outras palavras, com a educação sendo uma das principais referências, Boa Vista se tornou destaque no país. Isso mudou a vida de muitas crianças e das suas famílias.

Educação Municipal é destaque da Primeira Infância
Os investimentos na Primeira Infância tornaram a educação municipal referência

Live da Primeira Infância mostra mudanças em Boa vista

A Primeira Infância é um assunto que até pouco tempo atrás não era muito explorado. Mas, com os investimentos do município, ficou claro no dia a dia do que se tratava. Por exemplo, os abrigos de ônibus, os postos de saúde e as escolas foram adaptadas para as crianças usarem da melhor forma.

Como ser uma beneficiária no FQA?

Em primeiro lugar, a gestante deve se cadastrar no programa. Assim, ela passa a frequentar os encontros da Universidade do Bebê. Lá são tratados temas como os cuidados com a saúde da mãe e da criança, a importância da primeira infância e do amor, do carinho, do afeto e do brincar nessa fase da vida.

Os Cuidados com a primeira infância iniciam na gestação
O cadastro no programa deve ocorrer até as 20 semanas de gestação

Porém, a frequência ao programa é importante para garantir a doação de enxoval e o leite. Além disso, ela garante para as famílias mais carentes a vaga da criança na creche e na pré-escola municipal.

FQA – Um trabalho a muitas mãos

De maneira idêntica, na saúde, a rede FQA conta com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. Essa equipe realiza o pré- natal e o atendimento médico especializado para a mãe e o bebê. Além do spa do bebê, com massagens e outras técnicas de cuidado. O projeto Leitura Desde o Berço incentiva os pais a lerem para os filhos.

Além disso, as famílias participam de oficinas de música, coral e leitura.

Primeira Infância musicalização
Os pais e as crianças participam de diversas atividades, entre elas, a musicalização

A Primeira Infância é o período que vai da gestação até os seis anos de idade. É quando se formam as capacidades do ser humano, pois o cérebro está pronto para absorver e processar as informações. O afeto, a linguagem e a cognição possibilitam que a criança se torne um adulto saudável e mais preparado para viver em sociedade.

Crianças brincando na praça
A Primeira Infância vai até os 6 primeiros anos de vida