Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

A Juventude MDB acompanhou nesta segunda-feira (14) a audiência pública para tratar de políticas para os jovens. A discussão ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima. A secretária nacional da Juventude, Emilly Coelho, participou do evento, bem como os representantes de variados segmentos da sociedade.

Emilly Coelho no plenário da Assembleia Legislativa
Emilly reforça o olhar para o presente

Na audiência, os presentes abordaram as políticas e os projetos que possam contribuir para a conscientização e a prevenção ao uso de drogas. Além disso, falaram da importância do acesso dos jovens à informação, à educação, à saúde, à segurança, ao emprego, à cultura e ao lazer.

“Se o jovem não tem com quem reclamar, é porque nós falhamos em algum momento. Os jovens são o presente e não apenas o futuro. Eles querem ser independentes e precisam de apoio para isso. Hoje, eles têm dificuldades para conseguir o emprego, e além disso, precisam de capacitação para o mercado de trabalho. Aproveito a audiência para pedir que os senadores e os deputados federais consigam os recursos para a Secretaria da Juventude”, disse a Secretária.

Bruno Magalhães, presidente da Juventude MDB em Roraima, falou que é importante a discussão do tema. Porém, diz que é preciso não ficar apenas nas ideias e partir para as ações em prol dos jovens.

Bruno Magalhães no plenário da assembleia fala sobre a juventude
Magalhães diz que deve- se aplicar o que já existe no Estatuto da Juventude

“O MDB sempre lutou pelos projetos voltados aos jovens. A maior conquista foi o Estatuto da Juventude no ano de 2013. Então, o que queremos é cobrar que as políticas já existentes sejam de fato aplicadas aos jovens”, disse o Magalhães.

Juventude: Jucá ajudou a criar a Secretaria e o Estatuto

O Romero Jucá, como senador de Roraima e na presidência nacional do MDB, ajudou a criar e a implantar a Secretaria Nacional da Juventude. Ele sempre olhou com atenção os jovens.

“A juventude é a ousadia, o sonho e a esperança. Eles têm a garra, a força e a vontade de mudar o mundo. Por isso, o trabalho com eles na minha gestão no MDB sempre foi a prioridade”, disse o Jucá.

Romero Jucá rodeado de outras pessoas na inauguração da Estação da Juventude em Rorainópolis. Foto de 2018
Jucá na Estação da Juventude em Rorainópolis

O ex- senador também viabilizou os recursos para a execução de políticas aos jovens de todo o país. Entre elas, a Id Jovem e o programa Estação Juventude, que atende ao Estado com uma unidade na cidade de Rorainópolis.

+ Estação da Juventude já atendeu mais de 4 mil jovens
+ Projeto Crescer é ampliado

O Jucá atuou do mesmo modo na aprovação do Estatuto da Juventude, o marco legal no Brasil, que trata dos direitos e dos deveres de quem está na idade de 15 a 29 anos.

“Os jovens são o nosso presente. Eles estão saindo da escola e se preparando para assumir os espaços no mercado de trabalho. Eles buscam, da mesma forma, os meios para empreender. Portanto, eles precisam de apoio para encarar a realidade que foi modificada com a pandemia da Covid”, falou o Jucá.