O Juliano Mauss mora em São João da Baliza e mostra que a atuação dos jovens na política é uma importante ferramenta para mudar a realidade das cidades. Ele tem 19 anos e sonhos para realizar. No entanto, para isso, terá que sair de onde mora.
“Eu tenho o sonho de cursar uma faculdade de direito, mas na minha cidade não é possível. Então, eu teria que ir para Boa Vista. Além disso, nós também queremos praças e educação de qualidade, como as da capital”, disse o Mauss.
Outro que do mesmo modo quer dias melhores é o Valverde Pedrosa, de 25 anos. Assim como o Mauss, ele também espera uma educação melhor para o município de São João da Baliza.
“Eu quero um bom atendimento na saúde e boas vicinais para levar a nossa produção. Sobretudo, precisamos de uma educação melhor. Temos dois prédios de Universidades aqui. São obras que começaram e nunca funcionaram”, falou o Pedrosa.
Jovens na política para o desenvolvimento
Tanto o Mauss quanto o Pedrosa fizeram o desabafo nesta sexta-feira, 18, em encontro de Romero Jucá e Teresa Surita com os jovens e demais pessoas do Baliza. É o MDB Por Aí em mais uma ação.
Uma das ideia do MDB Por Aí, que visita as cidades, é estimular a participação dos jovens na política para formar novas lideranças a construir de um plano de desenvolvimento de acordo com a realidade de cada município.
“Não há um Estado forte se os municípios também não são fortes. E, é importante que os jovens do interior participem da politica para sabermos o que eles querem. Eu acredito muito no potencial da Juventude e eles são capazes de fazer a diferença”, disse.
Teresa Surita, que foi a prefeita de Boa Vista em cinco mandatos e saiu da última gestão com mais de 80% de aprovação, também chamou os jovens para contribuírem com essa ação.
“Cada município tem uma vocação natural para se desenvolver. Em Boa Vista, temos a quinta melhor educação do Brasil. Esses jovens do Baliza têm uma vontade de fazer uma faculdade, mas precisam ir para a capital. No entanto, com planejamento as cidades do interior também podem oferecer nível superior”, disse Teresa.
O MDB Por Aí, desse modo, vai seguir visitando os municípios para conversar com a população. A ação começou este mês, nas cidades da região sul de Roraima.
Política para jovens – Curso de Formação Política para a Juventude da FUG