Muitos indígenas de Normandia usam a tradição da pecuária como a geração de renda. Do mesmo modo, o gado também serve para a própria subsistência e outras necessidades. É uma cultura antiga, mas que sem o apoio do poder público, eles teriam muitas dificuldades para mantê-la.
O Alzenir da Silva, por exemplo, acompanhou boa parte dessa história. Ele mora desde que nasceu na comunidade Teso do Gavião, em Normandia. Com 47 anos de idade, ele sempre participou da criação do gado. Hoje, há 420 bois na região.
+ Veja o que Jucá fez por Normandia: Tem o asfalto, as UBS, os veículos, e muito mais.
“Eu lembro do primeiro gado que chegou aqui em 1989. Teve mais uma remessa que chegou que foi enviada pelo Romero Jucá. Depois, teve mais uma que o deputado Édio enviou e vi também o último repasse que chegou aqui que o Jucá encaminhou. A gente aproveita tudo. O esterco nós usamos para a plantação de macaxeira, o gado para a venda e também para nos alimentar”.
+ Jucá conseguiu mais de 9 mil bois para os indígenas de Roraima nos últimos anos
Indígenas de Normandia sempre tiveram o apoio de Jucá
Esse primeiro envio com emenda de Romero Jucá, que o Alzenir falou, foi por meio de emenda parlamentar há mais de 20 anos. O apoio, de lá pra cá, não parou. Nos últimos anos, por exemplo, o presidente do MDB em Roraima destinou cerca de 740 cabeças de gado aos indígenas de Normandia.
“Eu sempre apoiei as comunidades indígenas de Normandia e de outros municípios de Roraima. O gado, sobretudo, é uma forma de eles terem a própria renda e poderem trabalhar usando o espaço que têm. O meu amigo deputado Édio sempre foi parceiro também nesse apoio à pecuária indígena. Além disso, trabalhei para facilitar o acesso deles à saúde, à educação e ao abastecimento de água”.
Mais apoio aos indígenas
Romero Jucá. além disso, conseguiu os recursos nos últimos para apoiar os indígenas de Normandia em diversos setores. Um deles, sobretudo, é o de saúde e de educação. O ex- senador arrumou a verba para a instalação do Polo Base de Saúde na região da Raposa 1. Além do mais, ajudou no fortalecimento do atendimento do Dsei- Leste.
Jucá também conseguiu, do mesmo modo, os recursos para a construção das Unidades Básicas de Saúde das comunidades do Jacarezinho e de São Francisco. Na educação, o ex- senador trouxe a verba em anos anteriores para a construção de cerca de 10 escolas nas comunidades.