Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

Tem roraimense na etapa nacional do MOVIMENTO – Escola de Líderes da FUG. Os quatro alunos aprovados embarcaram na madrugada desta sexta-feira, 20, para a etapa presencial. O encontro será entre os dias 20 a 22 de maio, em São Paulo.

O Darlan Filho, o Gabriel Medrado, o Jozicleuton Lima e o Manoel Pedrosa foram os escolhidos para a fase presencial. Em contrapartida, eles irão apresentar, de forma individual, uma ideia de Política Pública. Nesse sentido, ela deve ser inovadora e atender a uma demanda da sociedade. Além disso, a apresentação deve oral e escrita. Por fim, a banca terá três minutos para fazer as perguntas e os comentários.

Escola de Líderes
O Gabriel Medrado e o Darlan Filho foram os selecionados para a etapa presencial da Escola de Líderes da FUG

Rosilene Brito, presidente da FUG Roraima, recebeu o Gabriel e o Darlan. “Em primeiro lugar, ter jovens roraimenses na etapa nacional da Escola de Líderes é algo que me dá muito orgulho. Ainda mais porque trabalhamos muito para fazer os cursos em Roraima. Dessa forma, ver que está dando frutos e formando jovens mais engajados é muito bom. Assim, as portas da FUG RR estarão sempre abertas para todos que querem aprender e crescer”.

Roraima marca presença

Gabriel Medrado, um dos jovens selecionados, criou o projeto “Caminhando juntos para dias melhores”, voltado para os idosos indígenas de Roraima. Em suma, a ideia do projeto surgiu a partir de uma pesquisa feita sobre a realidade dos idosos no Estado.

O projeto busca melhorar a qualidade de vida dos idosos indígenas de Roraima

“Os estudos mostram um grande aumento do número de idosos nos últimos anos. Dessa forma, eles acabam precisando de políticas públicas que não tem. Na capital, tem o Cabelos de Prata. Por outro lado, não atende os idosos do interior, da zona rural e das comunidades indígenas”.

No projeto, o Gabriel sugeriu quatro oficinas. A de Estimulação Cognitiva, a Terapêutica Sócio Emocional, a de Arte e Cultura e a de Bem Estar Física. Todas serão feitas por profissionais da área como os professores, os professores de educação física e os psicopedagogos.

Gabriel apresentou o projeto para a presidente da FUG RR, Rosilene Brito

“Eu vejo que a causa indígena é algo que se destaca no Brasil. Então, nesse sentido, eu acredito que o projeto vai ser muito bem aceito. Eu sou acadêmico de direito e a Fundação Ulysses Guimarães me ajuda muito. Já iniciei o curso tendo uma base graças aos cursos que eu fiz na FUG”, disse o Gabriel.

O que é a Escola de Líderes

O Estado de Roraima foi um dos seis selecionados para participar da Escola de Líderes da FUG, que começou no início de 2022. Além dos estados de Goiás, do Paraná, do Rio de Janeiro, de Rondônia e de São Paulo.

A Escola de Líderes tem a missão de transformar os quadros partidários, ou não, em líderes mais humanizados. Além de torná-los mais conscientes e responsáveis do seu papel dentro da sociedade. Além disso, os prepara para assumir cargos de lideranças em todos os níveis. A primeira turma contou com 180 alunos no total.