O Gilmar dos Santos mora na vila Nova Colina, em Rorainópolis, e está se dando bem na produção e na venda de frutas para Boa Vista, Manaus, e até para a Guiana. Para ele crescer, no entanto, é necessário os equipamentos para a agricultura e que facilitem a vida do homem do campo.
“Sem um caminhão para levar a nossa produção era muito difícil. Então agora, com o nosso próprio caminhão, não pagamos o frete. E assim, podemos cobrar um preço menor nas frutas na venda”, disse o Dos Santos.
O Gilmar dos Santos representa a Cooperativa Roraicitrus, que tem cerca de 45 produtores de Rorainópolis. Atualmente, eles plantam a laranja, o limão e outras frutas. Para ter os equipamentos para a agricultura, no entanto, eles precisaram de apoio e de alguém que realmente ajude o homem do campo.
Equipamentos para a agricultura. Quem é o amigo do homem do campo?
Romero Jucá, enquanto senador de Roraima, ajudou na compra do caminhão que leva os produtos do Gilmar e de outros produtores da Roraicitrus. Assim, desde 2018, o presidente do MDB estadual conseguiu 32 equipamentos agrícolas para as prefeituras do interior.
“Eu sempre acreditei na força do homem do campo. Porém, eles precisam de apoio e da estrutura para isso. Portanto, consegui os equipamentos e os nossos produtores podem, assim, produzir e vender”, disse Jucá.
+ PODCAST: Apoio ao agricultor do início ao fim
Entre os equipamentos entregues com o apoio de Jucá para o homem do campo, há os tratores, as roçadeiras, e os caminhões com a carroceria. Da mesma forma, ele liberou recursos para as prefeituras do interior comprarem outros veículos. Desde 2018 até hoje, são cerca de 81 carros, entre ambulâncias, os caminhões do lixo, além dos carros para os serviços de administração e social.