Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

Romero Jucá sempre trabalhou para dar apoio ao produtor rural de Roraima, com os incentivos para a agricultura familiar e os recursos para a construção de feiras. E é sobre isso o podcast de hoje. Nesse sentido, o presidente regional do MDB bateu um papo com o Gilmar Santos e a Creonice Nascimento, produtores que estão prosperando em Rorainópolis.

“O tema do podcast desta sexta é fundamental para qualquer estado que pense em se desenvolver, que deseja demarcar um espaço no mapa do futuro. Para mostrar isso, portanto, eu conversei sobre a importância do apoio institucional ao produtor rural. E, para falar sobre o assunto, eu fui atrás de dois guerreiros do campo de Rorainópolis”, falou o Jucá.

Jucá conversa com feirante na feira de Rorainópolis. Apoio ao produtor ruralá

Jucá vê no produtor rural o potencial econômico para o Estado

O Gilmar, que conversou com o ex- senador de Roraima, planta citros, como a laranja e limão, bem como  faz parte da cooperativa Roraicitrus em Rorainópolis. Já a Creonice Nascimento é da agricultura familiar e do mesmo modo está se dando bem nos negócios. Durante a conversa, o Jucá lembrou dos primeiros apoios que deu para a agricultura em Roraima.

Roraima é uma terra abençoada, que pode produzir muito e gerar os empregos e a renda para milhares de famílias. Eu lembro que quando fui o governador aqui no fim dos anos 80, eu trouxe a cultura da soja. E, que se tornou um sucesso e a cada ano vai quebrando os recordes de produção no nosso Estado. Começamos com 10 produtores. Hoje, o Estado já tem 65 mil hectares de soja plantada, uma área 30% maior do que a do ano passado”, disse o Jucá.

Apoio ao produtor rural com um plano e estrutura

O Jucá sempre acreditou, portanto, no poder do campo e na força da agricultura como elemento forte para a economia de Roraima crescer e a população ter alimento farto e de qualidade na mesa. Em Boa Vista, dessa forma, teve como parceira a ex- prefeita Teresa Surita.

Gilmar Santos mostrando as frutas

O Gilmar é só alegria com a produção que não para de crescer

Para os pequenos produtores, nesse sentido o Jucá conseguiu em Brasília os recursos por meio do Plano Municipal do Desenvolvimento Agrário. O apoio, assim, garante o aumento da produção nos sítios das verduras, dos legumes e das frutas. Além disso, os produtos são vendidos não apenas nas feiras, também são comercializados para a Prefeitura enriquecer o cardápio da merenda das crianças das escolas municipais.

Já em Rorainópolis, vários produtores como o Gilmar, por exemplo, tiveram a ajuda com os recursos que o Jucá trouxe para a compra de maquinário, de tratores e de caminhões. Entre tantos investimentos, também na cidade ao sul de Roraima o ex- senador viabilizou a verba para a construção da feira Amazon Dalva. No local, a Creonice e outros feirantes podem vender os produtos em um espaço adequado. Antes disso, trabalhavam em condições precárias.

Creonice em seu box ma feira Amazon

Creonice vende os produtos em um lugar adequado

“Eu creio na política que ajuda a transformar a vida das pessoas. Ajudar a Creonice com a construção da nova feira Amazon Dalva e ter contribuído com a melhoria dos negócios para o Gilmar, não era mais que o meu dever quando fui senador. A cada ano que passa eu aprendo muito com o homem do campo e conheço de perto as suas necessidades”, falou o Jucá.

 

 

Apoio ao produtor rural
Avenidas de Boa Vista são recuperadas
Avenidas de Boa Vista são recuperadas
212