Esta semana, o Brasil comemorou o Dia Nacional do Turismo. O setor é um dos que mais movimenta a economia do país, porque envolve até 70 outras atividades. E em Roraima, os números também são positivos.
Conforme o Departamento Estadual de Turismo (Detur), em 2019, o setor movimentou mais de R$ 333 milhões no Estado. Além de criar mais 274 postos de trabalho. Ainda de acordo com o Ministério do Turismo, a previsão é que o país receba, só este ano, mais de 4 milhões de turistas internacionais.
Para o Estado, o turismo internacional tem destino certo: o Monte Roraima. Assim, o principal ponto de saída para quem quer viver essa aventura é pelo Estado de Roraima.
A rota foi reaberta este ano. E pelo menos três empresas locais estão habilitadas para explorar o roteiro até o Monte Roraima. Além disso, quem visita o Estado pode ainda conhecer os roteiros de curta duração.
As trilhas em cachoeiras da região da Serra Grande, no município do Cantá, por exemplo, são opções para quem quer ter um contato com a natureza de forma mais rápida.
Dia Nacional do Turismo: Romero Jucá fala sobre o potencial local
E no Dia Nacional do Turismo, o presidente do Time MDB RR, Romero Jucá, usou as suas redes sociais para falar sobre o potencial local. No vídeo, ele mostra a variedade de espaços que existem no Estado, bem como de atividades que atraem os turistas.
Entre elas, está o Boa Vista Junina, que é o Maior Arraial da Amazônia. “Roraima é rico em belezas naturais. Isso porque nós temos em um mesmo espaço territorial, a floresta, o lavrado e as áreas de serra além da diversidade cultural. Então, são muitas opções para quem visita o nosso Estado”.
Ele também lembrou que a capital Boa Vista é uma das cidades com a melhor qualidade de vida do Norte. “Boa Vista é uma cidade que encanta a todos. E isso, também é resultado do trabalho de transformação que fizemos na capital. E que, portanto, serve de modelo para o que pode ser feito em todo o Estado”.
Conheça alguns atrativos locais
- Vaquejada de São Luiz: o município é famoso pela festa de Vaquejada. E Romero Jucá, ajudou com os recursos para construir o Parque onde acontece o evento.
- Baixo Rio Branco: na região Sul, mas pelo rio, o turista pode conhecer as belezas da região. E o local é famoso por conta da pesca esportiva.
- Cobra Mariana e Gavião Caracará: é o festival folclórico de Caracaraí.
- Paixão de Cristo: em Mucajaí, a Sexta-Feira Santa tem o maior evento religioso a céu aberto do Estado.
- Mirante do Parque do Rio Branco: Boa Vista tem praças e parques que encantam os visitantes. Mas, com certeza, o Parque do Rio Branco é um destaque. O local é resultado da parceria de trabalho entre Romero Jucá e a ex- prefeita Teresa Surita.
- Serra do Tepequém: é o local mais visitado de Roraima e fica em Amajari.
- Pedra Pintada: é o sítio arqueológico de Normandia.
- Uiramutã: tem cachoeiras que fazem muito sucesso, como por exemplo, a do Paiuá e a do Urucá.