O Dia do Futebol é nesta segunda-feira, 19. O esporte, maior paixão do brasileiro, algumas vezes não precisa de muita coisa para ser praticado. É comum ver a garotada ferindo os pés descalços nas ruas asfaltadas ou várzeas por esse Brasil. Cada espaço que cabe uma bola e os apreciadores da arte, é bastante disputado. No entanto, em Roraima, pode-se dizer que quem gosta de praticar a modalidade tem do bom e do melhor. Até campos com grama sintética públicos estão à disposição para a diversão.
Só em Boa Vista, capital do Estado, há sete campos society para a disputa de uma boa ‘pelada’. Contudo, a diversão é bem estruturada. Os espaços até cobertura têm. Para uma região que tem a folclórica brincadeira de que só possui duas estações climáticas, sol e chuva, nada melhor que um local coberto para se proteger da intensidade do calor. Ou, no entanto, quando estiver chovendo. Um desses lugares é na Praça do bairro Nova Cidade.
Arlindo Mororo, morador do bairro, usa a nova Praça do Nova Cidade para jogar futebol. A Prefeitura de Boa Vista encontrou o local em condições ruins. Mas, reformou e ampliou o espaço com mais instalações esportivas.
“Agora temos uma opção de lazer para os moradores do bairro que podem usar essa praça a qualquer momento do dia. Antes esse espaço não prestava. Vemos a evolução na cidade com construção de praças”, disse Mororo.
Dia do Futebol e ajuda do amigo do esporte
Para a população ter acesso a campos de primeira qualidade e de graça, Romero Jucá é parceiro da Prefeitura de Boa Vista para a construção dos espaços. Ele, desse modo, consegue os recursos e o Município realiza a obra.
“Eu, enquanto senador, sempre me preocupei em liberar os recursos para a construção de campos de futebol, espaços de lazer e convívio familiar. Futebol faz parte da cultura do Brasileiro. Portanto, eu sempre investi. Além disso, também atuei forte para a construção e reformas de vilas olímpicas. Os locais para a prática esportiva ajudam na formação de novos atletas e são uma boa diversão para quem procurar”, disse.
Além do campo do Nova Cidade, Boa Vista tem espaços cobertos e com uma grama verdinha na Vila Olímpica Roberto Matinho (cinco quadras) e no Complexo Esportivo Ayrton Senna, uma quadra. Romero Jucá é quem conseguiu, desse modo, os recursos para as obras.
No entanto, não só em Boa Vista tem campos society de graça. Jucá também conseguiu os recursos para a construção da quadra de grama sintética na Orla de Caracaraí. Além disso, ele também viabilizou convênio federal para a Prefeitura de Amajari construir dois espaços, um na Sede e outro na Vila do Trairão. Já na comunidade indígena Boca da Mata, a prefeitura de Pacaraima está construindo um campo de futebol com arquibancada.
Vilas e Estádios
O espaço mais famoso que teve recursos do ex- senador é a Vila Olímpica Roberto Marinho. No local, além de estrutura esportiva completa, há um campo de futebol com arquibancada. Já foi, inclusive, palco de jogos do Campeonato Roraimense, da Série D e Copa do Brasil. A Copa Boa Vista ocorre no espaço. Isso, enquanto o Estádio Ribeirão não tinha condições e o Canarinho estava em reforma. Este, sobretudo, teve o ex- senador viabilizando os recursos para a obra.
Além do mais, o Jucá também conseguiu os recursos para a construção das vilas olímpicas de São João da Baliza e Iracema. O ex- senador viabilizou a verba também para as reformas dos espaços. Outra obra com a participação do presidente do MDB em Roraima é o Estádio de Caracaraí.