O novo CRAS de São Luiz já está aberto. O Centro de Referência de Assistência Social funciona agora em um novo prédio, muito mais moderno e confortável. E quem conhece sabe que, portanto, o CRAS São Luiz evoluiu.
O novo espaço tem recepção, salas administrativas e para o atendimento ao público de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, por exemplo. Além disso, a Prefeitura colocou no CRAS de São Luiz, os serviços municipais como o Ninar, o Núcleo de Atendimento Especializado.
De acordo com a primeira-dama e responsável pelo Ninar, Paula Mobart, o novo prédio é um sonho realizado. “A gente sempre quis ter um espaço mais amplo para juntar todos os serviços de atendimento às nossas crianças. Agora, conseguimos fazer isso no nosso novo CRAS”.
O Ninar reúne a atenção especializada para crianças com deficiência, bem como as que têm necessidades educativas especiais. No novo CRAS de São Luiz, elas terão os serviços de fonoaudiologia, de psicologia e de fisioterapia.
CRAS de São Luiz: a obra tem recursos de Romero Jucá
Para fazer o novo prédio do CRAS, a Prefeitura de São Luiz contou com o apoio de Romero Jucá. O ex-senador conseguiu os recursos no Ministério da Cidadania para fazer a obra.
“A Prefeitura de São Luiz é uma referência de trabalho para o sul de Roraima. E, no novo CRAS, as pessoas terão acesso aos programas do Governo Federal e também, às ações municipais que são tão importantes para a população. Então, é uma alegria ajudar nesse trabalho”.
Conforme o secretário de Assistência Social do município, Kanidiulio Paiva de Lima, o novo prédio gera conforto às pessoas e aos profissionais.
“Nós temos um espaço muito melhor para receber as pessoas. E elas, com certeza, vão sentir a diferença na qualidade do serviço desde a hora que entrarem no prédio. Por isso, nós agradecemos ao Romero Jucá que nos ajudou com o novo CRAS de São Luiz”.
São Luiz sabe cuidar de gente
O CRAS de São Luiz atende a cerca de 200 famílias. Esse número soma as famílias do programa Bolsa Família, bem como as pessoas que participam dos programas municipais.
A Prefeitura faz ações como o programa Acalento, que leva a cesta básica para famílias carentes; o grupo Alegria de Viver que reúne idosos e, da mesma forma, os programas esportivos. Além disso, há novidades como, por exemplo, o programa de estágio para jovens. Conforme disse o prefeito James Moreira, o CRAS será o ponto central para todas essas ações.
“É uma alegria pra gente entregar a nova sede do CRAS de São Luiz. Agradeço mais uma vez ao Romero Jucá, que nos ajudou com essa obra além de trazer o asfalto, a iluminação e outras melhorias. Com esse espaço, vamos fazer o que sabemos de melhor que é cuidar de gente”.
Mais trabalho de Romero Jucá por São Luiz
Com recursos que o ex-senador Romero Jucá trouxe para São Luiz, a Prefeitura recuperou e asfaltou mais de 40 ruas. Isso é quase toda a sede do município.
Ao mesmo tempo, 33 ruas ganharam nova iluminação, incluindo o trecho da BR-210. Além disso, Romero Jucá ajudou na compra de sete carros para os serviços administrativos e a coleta de lixo.
As vicinais 06, 12, 14 e 18 foram recuperadas. Assim como as vicinais 22 e 24 e o trecho inicial da vicinal 21, que agora tem asfalto. Para a educação, Romero Jucá trouxe recursos que vão ajudar a construir uma escola infantil na Vila Moderna.
Na saúde, os recursos foram para construir uma Unidade Básica na comunidade indígena Wai-Wai. Essa mesma comunidade ganhou o gado em 2018.
Em anos anteriores, o trabalho de Romero Jucá ajudou a construir o Parque de Exposições, mais 106 casas populares, o Centro de Múltiplo Uso, o esgoto sanitário e além disso, ajudou com os títulos definitivos.