A convenção partidária do MDB para as eleições de 2022 será no dia 30 de julho, em Boa Vista. O evento, nesse sentido, está programado para começar às 17h no Stúdio 55, no bairro São Vicente. Romero Jucá, presidente do MDB RR, lembra que a convenção partidária é um importante passo na corrida eleitoral.
“A convenção partidária é para nós escolhermos, assim como confirmarmos os candidatos que serão lançados e apoiados nas eleições de 2022. Será, assim, mais uma etapa a ser concluída por esse time que tem o compromisso com Roraima. Nós estamos seguindo o passo a passo. Desse modo, nós iremos oficializar o grupo que tem a esperança e acredita em um futuro melhor para Roraima”.
A convenção partidária vai definir os futuros candidatos para os cargos de governador e vice- governador, bem como o de senador. Além deles, os membros dos partidos também definem os candidatos a deputado federal e a deputado estadual.
Além de Romero Jucá, que é pré- candidato ao Senado, o MDB deve confirmar também o nome de Teresa Surita para a disputa ao Governo de Roraima. Ela é pré-candidata. Além da ex- prefeita, Edio Lopes é pré- candidato a vice- governador pela coligação.
Edio Lopes é presidente regional do PL, mesmo partido, portanto, do presidente Jair Bolsonaro. Além dele, o Time da Esperança tem ainda o PSB.
Programação além da convenção partidária
- As convenções dos partidos são, desse modo, entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.
- As legendas, as federações e as coligações têm até o dia 15 de agosto, portanto, para solicitar o registro de candidatura dos escolhidos.
- Sobre os pedidos de registro aos cargos de presidente e vice- presidente, assim, o TSE deve julgar até 12 de setembro.
- Dia 12 de agosto é a data final para que o TSE publique a tabela com a representatividade do Congresso Nacional. Isso, após eventuais novas totalizações do resultado das últimas eleições gerais, até 20 de julho de 2022. Assim, para os fins de divisão do tempo de propaganda eleitoral gratuito no rádio, na televisão e também dos debates.
- A partir de 16 de agosto, portanto, serão permitidos os comícios, a distribuição de material gráfico, as caminhadas ou as propagandas na internet.
- O 1° turno será no dia 2 de outubro.
- Um eventual 2º turno será no dia 30 de outubro.
Prestação de contas
Os partidos e candidatos têm entre os dias 9 e 12 de setembro para fazer a prestação de contas parcial da campanha. Os documentos serão divulgados pelo TSE no dia 15 de setembro. O dia 1º de novembro é para enviar as contas do 1º turno. A prestação de contas de quem for para o 2º turno deve ser feita à Justiça Eleitoral até o dia 19 de novembro.
Diplomação e posse
As eleitas e os eleitos serão diplomados até 19 de dezembro. Nesse sentido, para os cargos de presidente e vice-presidente, bem como de governador, a posse será no dia 1º de janeiro de 2023. Os parlamentares assumem em 1º de fevereiro.