O Centro Comunitário Makunaima irá reunir as comunidades indígenas de Pacaraima para os diversos eventos, as ações sociais, as manifestações culturais e mais atividades. Enquanto a obra avança, os empregos são gerados. E, o melhor, está sendo aproveitada a mão de obra dos próprios indígenas que moram na região. Esse, portanto, é o caso do Jeronildo dos Santos. Ele é da comunidade Sorocaima II.
“Eu estava precisando de emprego e apareceu a oportunidade. É legal isso. É bom saber que a obra é para todas as comunidades da região. Além disso, tenho a esperança também que o meu filho consiga um emprego aqui quando o Centro estiver funcionando”.
O Centro, desse modo, é construído em uma área de 22.000 m². Nele, haverá um malocão, um auditório, uma quadra de esportes, entre os outros espaços. O Centro fica às margens da BR-174, entre a comunidade Boca Mata e a entrada que segue para a região do Surumu.
Centro Comunitário Makunaima tem o apoio de Romero Jucá
Romero Jucá é quem conseguiu os recursos para a construção do Centro Comunitário. O presidente do MDB em Roraima sempre apoiou o município de Pacaraima com as obras e as ações na sede, assim como nas comunidades indígenas.
“Eu sempre trabalhei por Pacaraima com os recursos para as obras mais importantes para a região. São verbas para a saúde, a infraestrutura e outros avanços na sede. Nas comunidades, eu apoio para que elas tenham as melhores condições de vida e também na geração de emprego e renda”.
Entre os trabalhos citados por Jucá, vale destacar um recente convênio para recapear mais de 20 ruas na sede. Além disso, o ex- senador também conseguiu a verba para a construção do posto de saúde do Suapi e a academia da saúde. Na educação e esporte, a Prefeitura está construindo uma quadra coberta na escola Alcides Lima. Assim, os alunos e a comunidade irão usar o espaço.
Jucá também conseguiu cerca de 940 cabeças de gado para as comunidades indígenas. É, portanto, uma forma de gerar renda para os povos. Em todo o Estado de Roraima, são cerca de 10.000 cabeças que o ex- senador viabilizou para as comunidades.
Mais serviços municipais
Além das obras, o Jucá também ajudou com os serviços que fazem a diferença no dia a dia. Nos últimos anos, ele conseguiu os recursos para a aquisição de oito veículos. Estes, sobretudo, são usados pela Prefeitura para prestar os serviços para a população.
O único caminhão de lixo da sede de Pacaraima, por exemplo, foi o Jucá que conseguiu, Os outros sete são para que as outras secretarias da Prefeitura usem. Entre elas, está a de saúde, a de agricultura, a de obras, a assistência social, entre outras.