Conforme dados do IBGE, mais de 8 mil famílias em Roraima realizaram o sonho da casa própria até 2016. Desse total, são mais de 450 casas em Mucajaí. Contudo, a partir de 2018 até a data atual, o Estado não recebeu mais nenhum investimento para a construção de novas moradias. Assim, muita gente ainda espera realizar o sonho da casa própria.
O déficit habitacional é um desafio no país todo. De acordo com a Fundação João Pinheiro, pelo menos 5,8 milhões de famílias não têm condições dignas de moradia. Essa era a realidade da Zenaide Monteiro e sua família que não tinha uma casa em Mucajaí.
Em busca desse sonho, ela passou por várias situações. Primeiro, morou na casa de parentes e, depois, foi para o aluguel. “Eu morei muitos anos junto com uma família. Mas, eu tive a minha primeira filha e achei melhor buscar um lugar pra mim. Porém, eu trabalhava só pra pagar o aluguel. Tinha dias que eu ficava pensando como eu ia fazer. Porque eu tinha duas opções, ou eu comia ou pagava aquele aluguel”.
Para viver com dignidade, Zenaide fez de tudo: lavou roupas, foi babá, trabalhou com faxina e em restaurantes. Até que conseguiu uma casa cedida para morar. “No verão estava tudo bem. Mas, quando chovia, a casa enchia de água. E era muito ruim. Mas, na época eu não tinha o que fazer”.
Casas em Mucajaí: Romero Jucá trouxe os recursos
A Zenaide ainda viveu o drama de ser despejada, porque o dono do imóvel queria a casa de volta. E apesar de todas as dificuldades, ela nunca abandonou o sonho da casa própria. “Todos os dias eu sonhava e tinha a esperança que um dia eu ia ter meu próprio lar. E quando eu ganhei a minha casa, nem acreditei. Sabe o que é olhar para o teto, pegar nas paredes e ver que aquilo é seu e que foi tudo o que você sonhou. Então, essa casa aqui é minha!”.
A moradora representa uma das mais de 450 famílias que realizaram o sonho de ter uma casa em Mucajaí. E isso foi possível graças ao trabalho de Romero Jucá. Isso porque, no Senado Federal, ele incluiu Roraima como prioridade nos programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida, por exemplo.
“Ter uma casa é o sonho de muitas famílias. E quando eu vejo falas como a da Zenaide, tenho uma grande alegria. Porque a gente vê o quanto o trabalho que fizemos lá em Brasília, ajuda a melhorar a vida das pessoas do nosso Estado”.
Mais Casas por todo o Estado
Desta forma, a ação de Romero Jucá no Senado Federal ajudou com a construção de 8.809 moradias em todo o Estado. Só na capital, foram 7.714 unidades entre casas e apartamentos.
“Hoje 46% das pessoas de Roraima vivem na pobreza. Ou seja, elas não têm a condição de comprar uma casa própria. E por outro lado, também sofrem com o aluguel. Então, o nosso Estado precisa ter a atenção do Governo Federal e os programas que facilitam o sonho da casa própria precisam continuar”.