Esse é o nome do novo programa de Saúde da Prefeitura de Boa Vista. A proposta é atender aos pacientes que possuem algum tipo de dificuldade ou limitação de locomoção, com transporte gratuito.
O programa conta com duas ambulâncias e uma Vam, adquiridas com recursos garantidos pela ex-deputada federal Maria Helena e por Romero Jucá, presidente do MDB de Roraima.
“São ambulâncias que irão pegar pessoas que tem pouca mobilidade, com agendamento, levar para atendimento e depois voltar pra casa. É a carona para quem precisa de ajuda para fazer o seu tratamento”, disse Jucá.
Conforme a prefeita Teresa Surita, o Carona do Cuidado é um diferencial para ajudar quem mais precisa.
“Essa carona significa a continuidade do tratamento para quem precisa se deslocar e não tem condições de fazer isso. Então, eu acredito que vai melhorar muito a qualidade do nosso atendimento”.
De acordo com a Prefeitura, o serviço será organizado por agendamento. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde fará um cronograma e as rotas diárias, atendendo especialmente, idosos e pessoas de baixa renda.
UBS Buritis
A Prefeitura também entregou a reforma da sede da Unidade Básica de Saúde do Buritis e o novo espaço do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Além de pintura, reparos no piso, na cobertura e instalações elétricas, o prédio foi todo climatizada, informatizado e recebeu sistema de segurança eletrônica.
A nova estrutura tem sala de triagem, vacina, curativo, farmácia, consultório para psicólogos, três consultórios médicos, dois de enfermagem e três consultórios odontológicos, sendo um infantil.
CEO
A estrutura do Centro de Especialidades Odontológica foi ampliada, passando de quatro para sete consultórios.
Um deles é exclusivo para as crianças, com decoração especial e uma TV para acalmar o paciente durante o procedimento.
No CEO, a Prefeitura atende cerca de 45 pessoas por dia, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde.
“Todas as nossas UBS, incluindo o Hospital da Criança e o CEO, estão informatizadas e conversam entre si. Isso não deixa faltar medicação, faz com que as licitações não atrasem e com que a gente possa atender a população de forma muito melhor”, afirmou a prefeita.