Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

Roraima tem a maior população indígena do país. Conforme dados do IBGE de2021, o Estado tem cerca de 631 mil habitantes. Desses, pelo menos 50 mil dizem ser indígenas. E hoje, grande parte dos indígenas de Roraima criam gado. 

 

A tradição vem de 1970 quando eles começaram a fazer o manejo dos animais. Porém, ganhou força com o projeto de bovinocultura indígena criado em 2018.

 

A ação tem o apoio direto do presidente do Time MDB RR, Romero Jucá e do deputado federal Edio Lopes. Desta forma, eles levaram mais de 10 mil animais para todas as comunidades do Estado

 

Indígenas de Roraima criam gado

O gado é renda para os indígenas de Roraima

 

De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima, a ADERR, juntas as comunidades do Estado têm cerca de 50 mil animais. Sendo que 10 mil vieram do projeto, segundo lembrou Romero Jucá.

 

“Com a ação, levamos o gado que virou uma fonte de renda importante para as comunidades. Hoje, os nossos povos indígenas de Roraima criam gado e assim, têm mais qualidade de vida”

 

Indígenas de Roraima criam gado e ganham autonomia

O projeto deu tão certo que a renda do gado serviu para comprar até um carro. É o que aconteceu no município de Alto Alegre, na comunidade do Raimundão. Eles tinham só 46 animais. Contudo, depois do projeto, o rebanho cresceu e hoje, são 160. 

 

Além de aumentar o número de animais, o projeto também melhorou a genética do rebanho, conforme disse o deputado federal Edio Lopes. “São animais de qualidade. E assim, cada comunidade recebeu uma quantidade de rezes e reprodutores. Portanto, hoje temos animais mais fortes, que crescem e se reproduzem melhor”. 

 

Ex-prefeito Dedel na entrega de gado em Uiramutã

Uiramutã ganhou 2 mil animais

 

O resultado disso é, portanto, mais renda e qualidade de vida para as comunidades. E quem diz isso é o ex- prefeito do município de Uiramutã, Manuel Araújo, o Dedel. “O gado serve para tudo. Porque a gente vende a carne e usa nas reuniões. O leite é para as crianças. E o esterco, nós usamos na plantação e vendemos também. Então, tudo gera renda”. 

Ouça o podcast

E o projeto do gado nas comunidades indígenas de Roraima é o tema do podcast desta semana. Então, aumente o som e confira. 

Indígenas de Roraima criam gado
Avenidas de Boa Vista são recuperadas