Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

O Dia do Idoso é comemorado nesta sexta-feira (1), em todo o mundo. Primeiramente, a data surgiu em 1991, por iniciativa da Organização Mundial das Nações Unidas.

 

Conforme a ONU, a proposta do Dia do Idoso é chamar a atenção da sociedade para os direitos e inclusão social da pessoa idosa. De acordo com o IBGE, o Brasil tem hoje mais de 37 milhões de pessoas com mais de 60 anos. 

 

Idoso cumprimenta Romero Jucá

Em breve, o Brasil será um país de idosos

 

Estudos recentes mostram que o Brasil é um dos países que está envelhecendo de forma mais rápida. Assim, em 2030, o país deverá ter mais idosos que crianças e adolescentes de zero a 14 anos de idade. 

 

No entanto, o desafio ainda é vencer o preconceito. Isso porque, no Brasil, ainda há a ideia de que o idoso é uma pessoa inútil e improdutiva. Contudo, isso está mudando. 

 

Dia do Idoso: população está cada vez mais ativa

Uma pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostrou que 18,5% dos idosos brasileiros trabalham e que 75% deles ajudam com pelo menos metade da renda familiar. 

 

Por isso, no podcast desta semana, o presidente do MDB de Roraima, Romero Jucá conversa com o casal de produtores rurais de Boa Vista, o José Correia e a Nazilda Paz. 

 

Ele tem 81 anos enquanto ela, tem 75 anos. Os dois estão casados há 56 anos, e dedicam os seus dias à produção de frutas e verduras. Além disso, parte do que eles produzem, alimenta as crianças de Boa Vista, na merenda das escolas municipais.

 

Romero Jucá em trator do programa municipal de desenvolvimento agrário da Prefeitura de Boa Vista

Tratores modernos ajudam na produção

 

“Essa é apenas uma das famílias atendidas no programa Municipal de Desenvolvimento Agrário da Prefeitura de Boa Vista.  Um projeto que tem meu apoio com a compra de tratores, máquinas e da mesma forma, com a recuperação das estradas vicinais. Portanto, é uma ação muito importante para os nossos pequenos produtores”, disse Jucá. 

 

Conheça o programa

O PMDA foi criado em 2018, pela ex- prefeita Teresa Surita. Hoje ele atende a mais de 500 pequenos produtores rurais de Boa Vista. Desde que começou, a Prefeitura já investiu mais de R$ 5 milhões em apoio aos produtores. 

 

Tratores comprados com recursos de Romero Jucá para o programa Municipal de Desenvolvimento Agrário da Prefeitura de Boa Vista

Equipamentos usados pelas cooperativas


Com os recursos de Romero Jucá, a Prefeitura comprou uma patrulha mecanizada, tratores modernos, além de equipamentos como uma plantadeira de precisão. Da mesma forma, o ex-senador trouxe os recursos usados para asfaltar as vicinais do P.A. Nova Amazônia e a estrada do Bom Intento. Esta obra deve começar em breve. 

Dia do Idoso: sempre em ação
Avenidas de Boa Vista são recuperadas
Avenidas de Boa Vista são recuperadas
416