O Dia do Idoso é comemorado nesta sexta-feira (1), em todo o mundo. Primeiramente, a data surgiu em 1991, por iniciativa da Organização Mundial das Nações Unidas.
Conforme a ONU, a proposta do Dia do Idoso é chamar a atenção da sociedade para os direitos e inclusão social da pessoa idosa. De acordo com o IBGE, o Brasil tem hoje mais de 37 milhões de pessoas com mais de 60 anos.
Estudos recentes mostram que o Brasil é um dos países que está envelhecendo de forma mais rápida. Assim, em 2030, o país deverá ter mais idosos que crianças e adolescentes de zero a 14 anos de idade.
No entanto, o desafio ainda é vencer o preconceito. Isso porque, no Brasil, ainda há a ideia de que o idoso é uma pessoa inútil e improdutiva. Contudo, isso está mudando.
Dia do Idoso: população está cada vez mais ativa
Uma pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostrou que 18,5% dos idosos brasileiros trabalham e que 75% deles ajudam com pelo menos metade da renda familiar.
Por isso, no podcast desta semana, o presidente do MDB de Roraima, Romero Jucá conversa com o casal de produtores rurais de Boa Vista, o José Correia e a Nazilda Paz.
Ele tem 81 anos enquanto ela, tem 75 anos. Os dois estão casados há 56 anos, e dedicam os seus dias à produção de frutas e verduras. Além disso, parte do que eles produzem, alimenta as crianças de Boa Vista, na merenda das escolas municipais.
“Essa é apenas uma das famílias atendidas no programa Municipal de Desenvolvimento Agrário da Prefeitura de Boa Vista. Um projeto que tem meu apoio com a compra de tratores, máquinas e da mesma forma, com a recuperação das estradas vicinais. Portanto, é uma ação muito importante para os nossos pequenos produtores”, disse Jucá.
Conheça o programa
O PMDA foi criado em 2018, pela ex- prefeita Teresa Surita. Hoje ele atende a mais de 500 pequenos produtores rurais de Boa Vista. Desde que começou, a Prefeitura já investiu mais de R$ 5 milhões em apoio aos produtores.
Com os recursos de Romero Jucá, a Prefeitura comprou uma patrulha mecanizada, tratores modernos, além de equipamentos como uma plantadeira de precisão. Da mesma forma, o ex-senador trouxe os recursos usados para asfaltar as vicinais do P.A. Nova Amazônia e a estrada do Bom Intento. Esta obra deve começar em breve.