Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

Comecei a semana falando nas minhas redes sociais sobre a necessidade da contribuição de todos para o sucesso do plano de retomada das atividades econômicas elaborado pela Prefeitura de Boa Vista.

Esta semana, entramos numa fase decisiva para que Boa Vista comece a superar a pandemia com a reabertura do comércio. Durante 15 dias, vamos experimentar o que o mundo já chama de “novo normal”: a tentativa de voltar à rotina que tínhamos antes da circulação do vírus porém, com os cuidados para evitar que mais pessoas adoeçam.

O coronavírus é uma doença ainda cheia de mistérios para a Ciência e até que se encontre uma vacina ou um tratamento comprovadamente eficaz, os riscos são grandes. O impacto gerado em nossa vida afetou comportamentos sociais e tristemente, gerou perdas irreparáveis. Em nosso Estado são mais de 500 famílias que viveram a dor do luto causado por esta doença.

Mas, outro impacto preocupante é na economia. Como o isolamento social foi definido mundialmente como a única alternativa eficaz de controle do vírus, comércios, espaços de festa, cinemas, praças e praticamente todos os serviços tiveram restrições.

Ainda não é possível dimensionar o impacto disso na economia como um todo, mas sabemos do resultado negativo no fechamento de empresas que não conseguiram adaptar suas atividades, na redução do consumo, da produção e especialmente, no aumento do índice de desemprego. Situações que também adoecem um sociedade.

Por isso, a Prefeitura de Boa Vista atuou de maneira muito responsável, conversando com instituições, organizações e profissionais que representam o setor produtivo, mas também avaliando as orientações dos órgãos de saúde e os números que indicavam o estágio de circulação do vírus na capital.

Com a redução dos casos e das mortes, foi possível definir o plano de retomada das atividades, iniciado esta semana com muito sucesso. As empresas estão cumprindo os protocolos de segurança e pelo que se viu, a população também está consciente desta necessidade.

Estes serão os 15 dias decisivos para definir o retorno à vida normal. Mas, para que tudo funcione bem, cada um tem que fazer a sua parte. Infelizmente, o vírus continua em atividade e nossos esforço principal, tem que ser no sentido de evitar que mais pessoas adoeçam.

Por isso, os cuidados básicos como principalmente, o uso da máscara são tão importantes. É somente com a contribuição de cada um que vamos conseguir superar a pandemia, permitir que as demais atividades sejam retomadas e viver o novo normal com segurança. Então, faça a sua parte!