O Turismo na Serra do Tepequém pode e deve ser melhor. Eu estive lá dois dias essa semana para visitar esse lugar de Roraima que acho lindo e de gente feliz com a vida. Claro, morar em um lugar desses ajuda a ser mais feliz. Lá, eu pude rever alguns amigos e conversar com outras pessoas.
No entanto, apesar das belezas naturais do lugar, um desejo em comum eu ouvi dos moradores da região: O Turismo na Serra Tepequém pode ser melhor. De moradores, do dono da padaria, de proprietário de restaurante a dono de pousada, eu só escutava que as coisas podem ser melhores.
MAIS! Quem trabalhou para o Tepequém ter coleta de lixo?
Eu ouvi de um dono de restaurante o desejo de ver um sistema de esgotamento sanitário bom. Imagine vocês o que é alguém que trabalha com alimentos sonhar com um ambiente mais higiênico? Há, ainda, muitas reclamações sobre as estradas que dão acesso à Serra. As condições da BR-174 e a RR-203 são motivos de queixas para os turistas e pessoas que vivem no Tepequém. E, olha que vimos algumas propagandas falando que as rodovias estavam passando por obras. No entanto, ao percorrer o caminho até o Tepequém, se vê muitos buracos.
Os problemas, assim, dificultam o trabalho de quem vive do Turismo na Serra do Tepequém, bem como a vida dos turistas. Apesar das belezas do lugar, quem nunca ouviu alguém dizer “Tenho vontade de ir no Tepequém, mas a estrada ruim faz a vontade passar”?
Turismo na Serra do Tepequém pode gerar mais empregos e renda
Ao percorrer as belezas e cachoeiras do Tepequém, portanto, uma coisa é certa e fácil de dizer. O que Deus criou de mais bonito, o homem não está sabendo cuidar. Parece um absurdo, mas a cachoeira mais visitada da Serra, a do Paiva, o acesso dela está ruim. Há muitos degraus quebrados na escadaria que leva até a cachoeiras, as cordas de aço para você segurar e se equilibrar estão danificadas e pontudas. Ou seja, o que é pra ser um bom passeio, pode te machucar ou causar um acidente.
MAIS! Praça em Tepequém: A cidade turística mais querida de Roraima
Sendo assim, a falta de infraestrutura e de apoio ao Turismo na Serra do Tepequém, tem dificultado a vida dos moradores e empresários da região. Eles são pessoas batalhadoras e que arregaçam as mangas para fazer o turismo funcionar, mesmo que minimamente. Porém, é preciso um forte trabalho para fazer o potencial da região ser transformado em geração de empregos e renda. E, acima de tudo, tornar a vida dos moradores melhor. Eles querem e merecem mais.