Romero Jucá: conheça meu trabalho por Roraima

Estamos vivendo um momento de muita apreensão com a segunda onda da covid, que está colapsando o sistema de saúde de vários Estados do Brasil e na nossa capital Boa Vista. Em Roraima, o vírus já matou mais de 1.100 pessoas.

É uma triste rotina todos os dias abrir as redes sociais e ver tantos lutos, tanta gente que perdeu a vida. São famílias, amigos e rostos conhecidos. Sendo assim, o vírus nunca esteve tão perto de nós.

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, apresentou no último fim de semana, as novas medidas para conter o avanço do coronavírus. Elas começam a valer hoje e seguem até o dia 10.

Arthur anuncia medidas para conter mortes por covid em Boa Vista
Arthur anuncia restrições em Boa Vista, para assim, diminuir mortes pela covid

É difícil tomar uma atitude dessa, visto que mexe com a vida de muita gente. No entanto, o Arthur faz a parte dele e merece o elogio pela forma sensata de agir. Foi corajoso e pensou em primeiro lugar na vida das pessoas.

Além disso, são apenas alguns dias que vão exigir de todos nós mais cuidado e solidariedade. Sei que para o empresário pesa. Mas, vimos há poucos dias a situação de Manaus e não queremos viver algo parecido aqui.

Combate à Covid em Boa Vista

Cada um precisa fazer sua parte na luta contra a covid. A Prefeitura de Boa Vista faz a parte dela com fiscalização, e eu ajudei na melhoria das UBS e ampliação de horário, além de contratar mais profissionais. Porém, o vírus vai seguir avançando se todos não se esforçarem.

Jucá diz que Prefeitura faz sua parte contra a covid, falta Governo ser rápido
Prefeitura tem estrutura na saúde para a covid

Ainda há muitas aglomerações, enquanto o Governo de Roraima não ajuda o suficiente na fiscalização disso durante a noite. Por outro lado, o Hospital Geral está no limite para atender tantas pessoas em estado grave.

Até no processamento do resultado dos exames o Estado é falho. Demora a informar a Prefeitura. Sem isso, é muito difícil monitorar a situação. Para piorar, o Governo é lento também na distribuição de vacinas para os Municípios.

+ Veja meu podcast solicitando vacina para todos

Medidas Contra o Corona

O cenário que descrevi obrigaram o prefeito Arthur a endurecer as restrições para controlar o avanço do coronavírus. O decreto 21/E está no Diário Oficial de hoje. Ele vale até 10 de março.

No próximo sábado (6) e domingo (7), por exemplo, nada funciona. Sejam elas de comércio, serviços ou lazer, exceto, os serviços de assistência à saúde e farmácias. Aqui você pode ler todas as novas medidas.

Arthur flexibilizou o serviço de delivery. Com isso, os profissionais podem fazer a entrega de alimentos, remédios, material de limpeza e higiene. Isso vale para o fim de semana também.

Conforme o decreto, as mudanças acontecem em dias e horários com maior aglomeração. Da mesma maneira, mais descuido em relação aos protocolos de segurança contra o corona. A Vigilância Sanitária Municipal e agentes das secretarias estão fiscalizando e têm tido grande problema em relação a isso.

Cuidados

Enfim, diante de tudo que falei pra vocês hoje, alerto mais uma vez para a importância de cada um fazer a sua parte. Acima de tudo, além do poder público, todos nós temos que ajudar.

Dessa maneira, peço que todos usem a máscara corretamente. Não esqueçam também, da mesma maneira, do álcool em gel e de evitar o contato físico.

Sei que é difícil. Pra mim, também é. Mas, evite abraço e aperto de mão. Aglomeração desnecessária? Está fora de moda no momento e é uma afronta a tanto sofrimento que passamos. Juntos, vamos vencer essa luta.

Então, se cuide e cuide de quem você ama. Que março seja um mês de superação!