Neste dia 8 de maio, o Brasil comemora o Dia Nacional do Turismo, destacando a importância dessa atividade para a economia do país. E em Roraima, o turismo também tem a sua parcela de contribuição com a geração de emprego e renda. Por isso, o convite é Bora Turistar!
Conforme informações do Governo Federal, só em 2023, o Turismo Nacional ajudou a criar mais de 214 mil empregos em todo o Brasil. Já em Roraima, a importância do turismo fica clara nos dados da Fecomércio. Segundo a instituição, o setor responde por cerca de 5,4% do PIB estadual. Isso equivale a mais de 1,5 bilhão em faturamento. É por isso que incentivar o Bora Turistar no nosso Estado, vale a pena.
Bora Turistar: atrativos para todos os gostos
Quando alguém disser Bora Turistar, escolher Roraima é uma boa alternativa. Isso porque, o Estado tem atrativos naturais de sobra. O mais famoso, com certeza, é o Monte Roraima, o destino que mais atrai visitantes internacionais em busca do contato com a natureza.
Quem visita o nosso Estado pode ainda aproveitar os roteiros rápidos, feitos em um único dia, como as trilhas na região da Serra Grande, no município do Cantá ou ainda, curtir as cachoeiras de Mucajaí.
Para quem tem mais tempo, a dica é conhecer espaços como o Lago do Caracaranã, em Normandia, as corredeiras do Bem-Querer, em Caracaraí ou ainda as quedas d’águas e o visual deslumbrante da região montanhosa do município de Uiramutã.
Mas, não é possível falar de Turismo em Roraima sem citar a Serra do Tepequém. Este atrativo se tornou o ponto turístico mais visitado do Estado. O local oferece a tranquilidade do contato com a natureza e a aventura das trilhas.
O turista pode curtir as cachoeiras ou ainda suar, subindo o Platô. A região também tem um apelo histórico, guardando a memória do garimpo de diamantes que movimentou a região até a década de 80.
Boa Vista: uma cidade que é exemplo na qualidade de vida
A própria capital, Boa Vista, é um atrativo à parte. Assim, quem chega pelo aeroporto internacional pode dedicar o seu tempo no Estado, conhecendo os espaços públicos da capital.
São praças e parques em vários bairros que estimulam a prática esportiva, a convivência social e, assim, promovem a geração de renda além de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população.
Boa Vista conta com quadras esportivas de uso gratuito para diversos esportes, incluindo o tênis. Também é possível se divertir jogando bola em quadras de futebol society cobertas e com grama sintética. Tudo de forma gratuita.
O Maior Arraial da Amazônia
Boa Vista também tem atrações culturais únicas, como o Boa Vista Junina, que é o Maior Arraial da Amazônia. Essa festa, portanto, celebra a tradição cultural do movimento de quadrilhas juninas.
São mais de 25 grupos que passam o ano inteiro preparando as suas apresentações. Mais que uma dança, as quadrilhas juninas de Boa Vista usam teatro, coreografia e figurinos elaborados para encantar o público e contar histórias.
Assim, o Boa Vista Junina se consolidou como uma festa familiar e segura. Além de quebrar recordes mundiais, com a maior paçoca do mundo. No entanto, em Boa Vista, a paçoca é salgada, feita com farinha e carne seca.
Então, já virou tradição local ficar na fila da maior paçoca do mundo. Isso porque, o alimento, que é patrimônio cultural imaterial de Boa Vista, é servido de forma gratuita em um dia específico da festa. São mais de uma tonelada de paçoca e todos os anos, o recorde se renova, fazendo a alegria de quem ama Boa Vista e o sabor da nossa paçoca.
Bora turistar no Parque do Rio Branco
No Centro da cidade, está a parte histórica, com espaço como a Orla Taumanan, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, o Monumento aos Pioneiros e o mais recente, Parque do Rio Branco. Portanto, é uma obra que mudou a realidade do centro da capital e simboliza o trabalho feito pelo nosso Time MDB RR na transformação da cidade.
O Parque do Rio Branco, por exemplo, era uma área insalubre, que abrigava pontos de venda de drogas e de prostituição. Além disso, as famílias que viviam no local, enfrentavam os problemas de alagamentos, causados pela cheia do Rio Branco em períodos de chuvas.
Com o trabalho que fizemos, as famílias foram indenizadas e hoje moram em áreas sem risco de alagamento. Assim, o centro de Boa Vista voltou a ser um espaço seguro, agradável e com opções para toda a família.
No Parque, é possível fazer um pick-nick enquanto as crianças se divertem com os animais da Selvinha Amazônica. Também é possível agendar uma visita e subir o Mirante Edileusa Lóz, que tem a melhor vista da cidade. Ou ainda, aproveitar as quadras esportivas do complexo. Tudo isso, em contato com o Rio Branco, no local que deu origem à cidade de Boa Vista.
Por isso, o Parque do Rio Branco se tornou um cartão- postal de Boa Vista. É um espaço cheio de história e simbolismo, que mostra o quanto o nosso trabalho ajudou a transformar Boa Vista em uma cidade boa para os seus moradores e marcante para os seus visitantes.