O veículo é uma reivindicação antiga dos moradores e foi adquirido com recursos garantidos pelo senador Romero Jucá (MDB).
Atender a população de áreas mais distantes é um dos desafios enfrentados pela Prefeitura de Rorainópolis. O município possui 72 estradas vicinais e quatro Distritos localizados distante da sede e onde a população precisa do suporte de socorro para urgências e emergências.
Aurizete Rufino, mora no Distrito Equador há 27 anos e presenciou várias situações onde a falta de uma estrutura adequada de remoção acabou levando pacientes à óbito.
“Ano passado mesmo tivemos um caso de um rapaz que se acidentou e a gente não tinha como levar ele nem pra sede. Corremos atrás de carro com vizinhos, mas infelizmente ele não resistiu. Com uma ambulância fixa aqui, uma coisa como essa é mais fácil de resolver”, disse a moradora.
A própria Aurizete é uma das pacientes que precisa ir de maneira regular para Boa Vista, devido a um tratamento de saúde. Agora, ela também será beneficiada com os novos veículos entregues ao município.
“Estamos recebendo uma Vam e uma ambulância para dar suporte às nossas ações de saúde. A ambulância ficará fixa na Unidade do Equador para atender as emergências dessa comunidade. Com a Vam teremos a condição de ofertar um transporte mais adequado aos pacientes que precisam ser referenciados para a capital”, disse a secretária municipal de saúde, Ádna Alves Pinto.
O prefeito Leandro Pereira destacou o apoio garantido pelo senador Romero Jucá para a melhoria da saúde municipal. “Esses recursos que nos ajudaram a trabalhar. Recebemos R$ 1,5 milhão em 2017 e mais essa mesma quantia em 2018. Com isso, conseguimos abastecer as unidades, comprar material e fazer o atendimento à população”, disse.
Hoje, a Prefeitura de Rorainópolis acumula um prejuízo de R$ 2 milhões devido a falta dos repasses que deveriam ser feitos pelo Estado. “A gente não recebeu nada ano passado, nem o repasse do Samu. E junto com isso, a nossa demanda aumentou porque estamos recebendo muitos venezuelanos. Portanto, se não fosse esse apoio que o senador nos deu, a gente não conseguiria trabalhar’, explicou a secretária Adna.
Conforme o senador Romero Jucá, o apoio à saúde dos municípios se tornou uma prioridade.
“A saúde é o grande desafio das prefeituras, principalmente, no interior. O serviço do Governo do Estado funciona mal, acaba sobrecarregando as prefeituras, portanto apoiar os prefeitos é fundamental. E não são só veículos que eu estou conseguindo, trouxe também recursos do PAB para ajudar no custeio, acabei de liberar muitos recursos para ajudar na compra de medicamentos, equipamentos, para melhorar o atendimento na ponta que é como o prefeito está fazendo aqui na Vila Equador. Saúde é prioridade e estou feliz de cumprir esse compromisso hoje”.
Motos – Na semana passada, a Prefeitura de Rorainópolis também recebeu cinco motocicletas e novos equipamentos para a Coordenação da Vigilância em Saúde.
O trabalho prioritário será o combate à proliferação da malária, garantindo mais rapidez no diagnóstico dos pacientes e nas ações de bloqueio para evitar que mais pessoas adoeçam.