Nesta semana eu estive no Conjunto Pérola acompanhando a equipe do Vozes da Capital. Assim como no Vozes do Interior, a gente tem percorrido do mesmo modo todo o Estado de Roraima. A ideia do Time MDB RR é, acima de tudo, ouvir as principais necessidades de cada lugar. Assim, a gente pode fazer um plano de governo respeitando a particularidade de cada região. Só os moradores podem saber a dor de cada um. Não é simplesmente chegar e colocar um monte de obras ou ter ideias mirabolantes. Não, cada comunidade é que sabe o que é melhor para si.
A Teresa Surita, pré- candidata ao Governo de Roraima, tem me acompanhado nessa jornada, assim como os pré-candidatos a deputado estadual e federal do Time MDB RR. Isso, inclusive, de ouvir as pessoas, não é nenhuma novidade para a Teresa e eu. Para quem não lembra, assim era o Braços Abertos. Neste programa, enquanto era prefeita, a Teresa se reunia e ouvia os moradores dos bairros para saber o que a comunidade mais precisava. Foi, portanto, uma fórmula de sucesso. O resultado? Está a olhos nus da sociedade. Você provavelmente tem uma UBS perto da sua casa, uma escola municipal e uma praça, entre outras coisas que cabem à Prefeitura fazer.
Conjunto Pérola reúne os problemas de todo o Estado
Semana passada, nesse sentido, nós estivemos em Caracaraí. Nesta semana, fomos ao Conjunto Pérola. O que vocês acham que esses dois lugares têm em comum? Eles sofrem da mesma falta de serviços que cabem ao Governo de Roraima. Eles querem mais segurança nas ruas, escolas e uma educação de qualidade, mais esporte e uma saúde boa. A saúde, é você ir por exemplo no Hospital Geral de Roraima e se sentir seguro.
No Conjunto Pérola, portanto, eu me senti muito à vontade. Lá, eu me sinto em casa. Eu vi aquele local nascer. Mais do que isso, eu ajudei ele a se desenvolver. Quando eu era senador, consegui os recursos que foram revestidos em obras de infraestrutura, em escola municipal e mais do que isso: Ajudei mais de mil famílias a realizarem o sonho da casa própria. Por último, assim, eu consegui os recursos que estão construindo a UBS do Conjunto Pérola.
Agora vejam bem. Eu fiz muito. Mas, muito ainda pode ser feito. A Teresa cuidou do que era competência da Prefeitura de Boa Vista fazer, assim como o Arthur está dando continuidade. Porém, a Prefeitura não pode intervir em questões que cabem ao Estado. Para isso, é que existe um Governo.
Pode melhorar
Questões de Governo são questões de Governo. Então, é pra isso que o Vozes percorre Roraima e os bairros da capital Boa Vista. São os moradores que apontam em questionário o que eles mais precisam. No final, o plano de governo será montado em cima disso. O mesmo, sobretudo, será registrado em um cartório.
Assim, portanto, de forma clara e honesta, nós estamos fazendo a nossa caminhada. É uma pré- campanha de ouvir as pessoas. A gente gosta da política do bem, de melhorar a vida das pessoas. É uma política com o coração e com amor. Não fazemos a política do ódio e nem com fake news. O trabalho da Teresa, do MDB e o meu estão aí pra todos verem. Não precisamos xingar ninguém. A política é um importante instrumento de construção. Não o contrário.
*Romero Jucá, pré- candidato ao Senado